Camilo Vannucchi lança biografia de Diogo Sant’Ana com evento em Brasília

Na terça-feira 26 de setembro, o jornalista, escritor e professor de jornalismo Camilo Vannucchi vem a Brasília lançar a biografia A alegria é uma responsabilidade política – A ginga, a audácia e a urgência de Diogo de Sant’Ana. O evento acontece a partir de 18h30 na Livraria Circulares (103 Norte, Asa Norte).

O obra recupera a trajetória de Diogo, jovem advogado que teve firme atuação nos Governos Lula e Dilma e faleceu no final de 2020, em decorrência de um acidente doméstico. Diogo Sant’Ana foi criado pela mãe num bairro periférico de São Paulo. Talentoso, entrou na Faculdade de Direito da USP e tornou-se uma importante liderança estudantil, tendo presidido o tradicional Centro Acadêmico XI de Agosto.

A história militante de Diogo foi dedicada a projetos e estratégias para a inclusão social. Foi assessor da Presidência da República e secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, onde, entre outras realizações, foi o responsável pelo Marco Legal das Organizações Sociais. Dedicou-se com carinho e afinco aos movimentos de catadores e catadoras de materiais recicláveis, razão pela qual foi homenageado pelo presidente Lula, que deu seu nome ao Programa Diogo de Sant’Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores, que reconhece catadoras e catadores como protagonistas do processo de reciclagem.

“Uma pessoa que tinha o coração do tamanho do coração do Diogo não morre nunca. Pode ter certeza de que as ideias do Diogo e os ideais do Diogo estão perambulando na cabeça de cada catador e cada catadora. Toda vez que um companheiro estiver fragilizado, toda vez que um companheiro sentir que as coisas não estão dando certo, em vez de desistir, pense no Diogo, e ganhe a energia necessária para continuar trabalhando”, disse o presidente Lula, que assina o prefácio do livro.

Em A alegria é uma responsabilidade política, Camilo Vannuchi apresenta um texto envolvente e instigante, alinhavando a história do biografado desde a infância até a resistência a um governo genocida. Sempre com a leveza e irreverência que Diogo, fã de samba e de futebol, fã de conversar e de dar risada, deixou marcadas na memória de quem o conheceu.

Editado em parceria pela Autonomia Literária e Fundação Perseu Abramo, a obra estará disponível presencialmente no evento de lançamento; e também pode ser adquirida pelo site: https://autonomialiteraria.com.br/loja/sem-categoria/a-alegria-e-uma-responsabilidade-politica/.