Bancários aprovam fim da greve

fimdagreve2
Em assembleia na noite desta quinta-feira (6), os bancários do Distrito Federal aprovaram as propostas da Fenaban e as específicas do Banco do Brasil e da Caixa e decidiram voltar ao trabalho nesta sexta-feira (7).
No BRB, cujos trabalhadores realizaram assembleia específica logo após a votação da proposta da Fenaban, a decisão também foi a de aceitar o acordo do banco e de por fim à paralisação.
A proposta da Fenaban, que valerá por dois anos, apresentada em rodada de negociação na noite dessa quarta (6), garante reajuste de 8% para 2016 mais abono de R$ 3.500,00; 15% a mais no vale alimentação; 10% no vale refeição; e de 10% no auxílio creche-babá. Além disso, também foi garantido licença paternidade de 20 dias; e criação de um centro de realocação e requalificação, dentro do tema emprego. Para 2017, reajuste estabelecido segue o índice do INPC mais 1% de aumento real, nos salários e em todas as verbas. A PLR será reajustada em 8% em 2016 e inflação mais 1% de aumento real em 2017.
O acordo ainda garante que todos os dias parados serão abonados.
A decisão de encerrar a greve também foi aplicada em praticamente todo Brasil. As assembleias foram realizadas no 31º dia da paralisação, que a transforma na greve mais longa e também com maior índice de participação da categoria pelo menos desde 1992, quando os bancários conquistaram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que garante os mesmos direitos a todos os trabalhadores do sistema financeiro no Brasileiro, seja de bancos públicos ou privados.
“O que levou os banqueiros de volta à mesa de negociação na quarta-feira e a aumentarem a proposta foi a força dessa grande greve, em que os bancários mais uma vez deram uma demonstração de sua capacidade de mobilização e de unidade nacional”, afirma José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN e integrante do Comando Nacional dos Bancários.
Fonte: Seeb e Fetec-CUT/CN