Autorizada realização de concurso público para carreira magistério

Fruto de muita luta do Sinpro e de constantes negociações com o GDF, foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira (11) autorização do governo para a realização de concurso público para a carreira magistério. Segundo a Portaria nº 101, o Secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização do Distrito Federal, Alexandre Ribeiro Pereira, autoriza a Secretaria de Educação do DF a contratar entidade para a realização de concurso a fim de prover vagas, bem como formação de cadastro reserva, nas carreiras Magistério Público e Assistência à Educação do Distrito Federal.

O número de vagas e de cadastro reserva serão definidos pela SEE no momento da elaboração do edital do certame. Desde os últimos quatro concursos públicos o Sinpro tem denunciado que a formação de cadastro reserva está levando lentidão no aproveitamento de candidatos aprovados em concurso. No passado, embora tivesse o número de vagas determinado, todos os aprovados da prova eram aproveitados para efeito de contratação dentro do limite de validade do pleito. Essa é a posição que o Sinpro defende: que não haja o cadastro reserva, mas caso tenha, que se aproveite todos os aprovados dentro do limite de validade do concurso.

A falta de professores e professoras na rede pública de ensino tem trazido uma série de prejuízos para os estudantes e a realização de concurso público para suprir esta carência sempre foi uma das reivindicações do Sinpro. A categoria e o Sindicato continuarão lutando por uma educação pública de qualidade.