Aulas na rede pública estão suspensas até o dia 16 de março

O Sinpro informa que o governador Ibaneis Rocha decretou suspensão das aulas nas redes pública e privada nos próximos cinco dias devido à pandemia do Coronavírus. Também ficam suspensas missas, shows, eventos esportivos ou quaisquer tipos de atividades com aglomeração de pessoas. O Decreto nº 40.509/2020, com a suspensão das aulas, já está no Diário Oficial do DF.

Apesar de vários jornais da cidade terem anunciado a suspensão das aulas, o sindicato aguardou a confirmação do Palácio do Buriti. A decisão de anunciar a suspensão foi tomada pelo fato de sermos uma instituição que organiza uma categoria que atende a população do DF, e diante disto temos o dever de prestar todos os esclarecimentos sobre as decisões que estão sendo tomadas.

A diretoria conversou com a Casa Civil do DF para verificar a extensão desta suspensão e no momento orientamos que os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais sigam todos os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

No momento não abriremos discussão sobre a reposição dos 200 dias letivos ou qualquer tipo de debate desta natureza. Obrigatoriamente as escolas deverão cumprir a orientação de suspensão e isto será objeto de discussão após a crise ocasionada pela pandemia do Coronavírus acabar.

A suspensão se dará por cinco dias, podendo ser prorrogada por igual período. Independente do prazo fixado pelo governo ou de uma eventual prorrogação, a suspensão pode ser interrompida a qualquer momento, conforme o decreto determina. Este episódio de suspensão de aulas por questões de saúde pública por pandemia também ocorreu na capital federal no ano de 2009, por ocasião do vírus da gripe (H1N1).

 

Calendário de atividades do Sinpro

O sindicato ainda informa que as assembleias regionais que aconteceriam nesta quinta-feira (12) em Ceilândia, Guará, Samambaia, Gama, Planaltina, Paranoá e Itapoã estão SUSPENSAS. Da mesma forma a palestra O direito à educação em tempos de desmontes de direitos, no dia no dia 13 de março com o professor Miguel Arroyo, também está SUSPENSA. A nova data para a realização destes eventos e de outras atividades que o sindicato realizaria nos próximos dias será divulgada assim que o ciclo da pandemia diminuir.

Mais esclarecimentos serão dados pelo sindicato a qualquer momento em nossa página e em nossas redes sociais.

 

Confira como ficam as atividades do Sinpro mediante a pandemia do Coronavírus:

Palestra O direito à educação em tempos de desmontes de direitosSUSPENSA

Assembleias regionais desta quinta-feira (12) – SUSPENSAS

Funcionamento dos atendimentos no Sinpro – MANTIDO

Reunião ampliada com os professores aposentados (17 de março) – SUSPENSA 

VII Corrida do Sinpro (14 de março) – SUSPENSA

IV Jornada Feminista Antirracista Patrícia Galvão (16 de março) – SUSPENSA

 

Cuidados para evitar o Coronavírus:

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos;

– Evitar aglomerações de pessoas.

 

Circular n°21/2020 da SEEDF