Audiência pública – Sinpro relança campanha Quem bate na escola maltrata muita gente

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por meio do deputado distrital Joaquim Roriz Neto, colocou na pauta da Casa um dos temas mais preocupantes e recorrentes da atualidade: a violência nas escolas. A audiência pública foi realizada na última terça-feira (02) e teve a participação da coordenadora da Secretaria de Assuntos dos Aposentados do Sinpro, Elineide Rodrigues.

O parlamentar afirmou que a audiência é uma forma de aperfeiçoar o debate sobre as políticas públicas existentes, bem como a instauração de novas políticas destinadas à segurança nas escolas. “É salutar a adoção de medidas para assegurar a devida segurança no âmbito das escolas do Distrito Federal, de maneira que não ocorram, em nossas escolas, os episódios de violência brutal que ocorreram em instituições de outras unidades da Federação. Também é necessária a oitiva de todos os atores envolvidos na temática, tais como diretores de escola, representantes dos pais, responsáveis pelos alunos e representantes da segurança pública do Distrito Federal”, explica.

Elineide Rodrigues lembra que a violência não está atrelada apenas às mortes e a atos terroristas registrados em várias escolas, mas à desvalorização dos profissionais da educação. “Quando percebemos a desvalorização dos profissionais da educação, a desvalorização dos professores e orientadores educacionais e a superlotação nas salas de aula, tudo isto é uma violência com a escola. O resultado disto é uma categoria sofrida, adoecida, empobrecida e superendividada”, comenta. “Queremos valorização. Chega de descaso com a educação. Precisamos de concurso público, melhores condições de trabalho e é por isto que estamos com um movimento de greve, que começa amanhã, para colocar fim a todos estes maus tratos. Espero que o governador e os parlamentares compreendam a situação fragilizada que a educação está passando e atenda as nossas reivindicações”.

 

Quem bate na escola maltrata muita gente

A onda de violência vista em várias escolas do Brasil tem gerado, além de preocupações constantes, debates pela melhor forma de garantir a segurança de educadores(as), alunos(as) e profissionais que trabalham nas unidades escolares. Este debate tem sido levantado pelo Sinpro desde a primeira edição do Concurso de Redação do sindicato, que trouxe como tema: Quem bate na escola maltrata muita gente.

Diante desta preocupação o Sinpro relançou a campanha Quem bate na escola maltrata muita gente, ampliando-a para diversos outros motes. Dentre eles, destaque para o que afirma que a escola não é lugar de medo, e sim de ser feliz.

MATÉRIA EM LIBRAS