Audiência pública remota debate a Oferta na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

O deputado distrital Leandro Grass (Rede) realiza uma audiência pública remota nesta sexta-feira (16), às 10h, com o tema: Oferta na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Após ser um tema central entre as décadas de 1950 e 1980, a EJA tornou-se uma questão invisível no Brasil. Hoje ela reflete a incapacidade do país em consagrar o direito à educação, e desnuda o descomedimento do Estado brasileiro e de setores da sociedade com a questão social.

O tema é uma discussão que vai além da questão formal, e permeia a perspectiva para o mundo do trabalho. De modo direto, três metas do Plano Nacional de Educação (PNE) tratam da EJA. São as metas 8 (equalização dos anos de estudo da população entre 15 e 29 anos), 9 (universalização da alfabetização e redução do analfabetismo funcional) e 10 (articulação da EJA com a educação profissional).

A luta do Sinpro é pela manutenção das escolas abertas no noturno e pela manutenção de uma parte da categoria que trabalha 20h e que está nesta trajetória de trabalhar com jovens e adultos há muitos anos.

A diretora Rosilene Corrêa representará o Sinpro na audiência pública. A transmissão será feita pelo canal da CLDF no Youtube.