Audiência pública remota aborda formação continuada dos profissionais de educação

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por meio do gabinete do deputado distrital Chico Vigilante, realiza uma audiência pública remota nesta terça-feira (10), às 19h. Trazendo como tema a Formação Continuada dos Profissionais de Educação do DF, a audiência vai debater pontos importantes para o segmento, propondo soluções para os problemas enfrentados.

Para o ex-diretor da EAPE, Francisco José (Mano), essa audiência pública marca o Dia da Formação Continuada dos Profissionais da Educação no DF e, também, os 33 anos de existência da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE). “São mais de 3 décadas dedicadas à formação dos profissionais da educação, o que implica em dizer que a EAPE se fez presente nas lutas em defesa de uma educação básica pública de qualidade e da própria democracia”.

A atividade será transmitida ao vivo nos canais do Youtube e Facebook da CLDF e pelas redes sociais do Sinpro.

 

Ponto de vista pedagógico

Consolidando seu processo de descentralização, a EAPE tem ofertado cursos nas 14 CREs. Do ponto de vista pedagógico, os cursos da EAPE são fruto de exigências legais, de medidas para a execução do Plano Distrital de Educação (PDE) e de políticas públicas no âmbito federal e distrital, como é o caso da formação para o Novo Ensino Médio.

Os cursos também são fruto de percepções construídas por meio de avaliações externas, avaliações internas e inquietações em busca de uma educação de mais qualidade e igualitária. No Projeto, também são propostos cursos com temáticas consideradas centrais para o debate educacional contemporâneo: Aprender Sem Parar – Cultura de Paz, Aprender Sem Parar – Diversidade, Aprender Sem Parar – EaD, Tecnologias e Mídias e Aprender Sem Parar – Coordenação Pedagógica.

A EAPE segue promovendo formações feitas para a rede por quem é da rede. Além disso, segue atenta aos processos essenciais à construção de uma escola pública de qualidade. Por isso, os cursos consideram as temáticas do bem-estar, do bem viver, da cultura de paz, da mediação de conflitos, da inclusão, da diversidade, da ludicidade, da gestão democrática, do currículo, da avaliação e da promoção das aprendizagens.