Audiência pública debate o direito de alunos estudarem próximos de casa

O Sinpro, por meio do diretor Cláudio Antunes, será um dos convidados de uma audiência pública que vai debater O direito de crianças e adolescentes de estudarem em estabelecimento público de ensino próximo de casa. O evento será realizado na próxima sexta-feira (16), das 14h às 18h, no Auditório do Campus Riacho Fundo do Instituto Federal de Brasília (Avenida Cedro, AE 15, QS 16, Riacho Fundo I). Também estão confirmadas as presenças do deputado distrital Gabriel Magno, da professora Olgamir Amancia, de conselheiras tutelares, dentre outros.

A vaga em escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima da residência é um direito de toda criança. Isto traz mais segurança aos(às) estudantes, de forma a garantir o efetivo acesso à educação, evitando a necessidade de grandes deslocamentos. Com a falta de investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) em construir novas unidades escolares e até mesmo em reformar escolas, aumentando assim o número de vagas, muitas famílias precisam procurar vaga em outras regiões administrativas, o que provoca transtornos e dificuldade dos pais em participarem da educação e do desenvolvimento educacional dos(as) filhos(as).

O diretor Cláudio Antunes lembra que muitas cidades do Distrito Federal estão, hoje, com as salas superlotadas porque o GDF insiste em não fazer a construção de novas unidades escolares. “Dentre os exemplos clássicos temos os casos da Cidade Estrutural e do Paranoá, lugares onde a falta de salas de aula forçou muitos estudantes a serem transportados para outras cidades, porque a própria cidade não tem vaga”.