Audiência pública debate o corte de recursos para pesquisa e os impactos no DF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), por iniciativa dos deputados Fábio Felix e Arlete Sampaio, realizam audiência pública nesta sexta-feira (20) com o tema Sem Ciência não há futuro – O corte de recursos para pesquisa e os impactos no DF. A audiência será realizada às 9h30, no Plenário da CLDF.

O Sinpro convida os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais que estiverem em coordenação a participarem, uma vez que estudantes da rede pública de ensino participam de várias olimpíadas e por conta do corte de verbas ficam prejudicados(as). O corte de recursos realizado pelo governo Bolsonaro para o fomento de pesquisa e investigação científica vem comprometendo ações e inviabilizando esforços de investimento e indução de projetos em áreas estratégicas. A falta de investimentos frustra um imenso contingente de estudantes e pesquisadores nas universidades e institutos de pesquisa que dependem desses recursos para viabilizar seus projetos e estudos.

As consequências dessa mordaça orçamentária comprometerão as pesquisas em curso no País, especialmente nas instituições públicas e privadas de educação superior e tecnológica de Brasília, e também impactarão na formação da próxima geração de pesquisadores, gerando desesperança de nossos jovens quanto a fazer carreira nas atividades científicas.

Contamos com a presença de vocês para debater os cortes de recursos para pesquisa e os impactos aqui no DF.