Audiência pública debate a violência contra o professor no DF

CFeQ95NW8AAAGDP.jpg large

Uma audiência pública realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal debateu a violência contra o professor no DF. Participaram o diretor do Sinpro Gabriel Magno, o diretor do Sindicato dos Professores em Estabelecimentos Particulares (Sinproep-DF), Rodrigo Pereira de Paula, além de educadores, sindicalistas, integrantes do governo e estudantes. Durante a audiência, proposta pelo deputado distrital Israel, foram discutidas soluções conjuntas para o problema que atinge grande parte das escolas públicas e privadas do DF.

Durante sua fala Gabriel Magno salientou que a violência contra o professor se dá em três dimensões: a primeira feita pelo próprio poder público com baixos salários e condições de trabalho muitas vezes precárias e abaixo do ideal; a segunda devido ao baixo prestígio social da profissão, reforçado muitas vezes pela mídia; e a terceira na relação da escola com a sociedade.

Como soluções para o problema foram propostas melhores condições de trabalho, contratação de profissionais e a criação de um mapa da violência nas escolas para a construção de políticas públicas. “A violência contra o professor precisa ser tratada com responsabilidade por toda a sociedade, mas fundamentalmente no papel do estado e do poder público sobre ela. Para isto a necessidade de mais investimentos na educação, melhoria nas condições de trabalho dentro e fora de sala de aula, e no equipamento das escolas”, finalizou o diretor do Sinpro.

[nggallery id=323]