Sinpro participa de audiência pública sobre situação dos profissionais de educação

O Sinpro participou, na manhã desta segunda-feira (27), de audiência pública na Câmara Legislativa do DF sobre a situação dos e das profissionais de educação na rede pública. A entidade foi representada, na mesa de debate, pela diretora Ana Cláudia Bonina.

A audiência pública foi convocada pelo deputado distrital Max Maciel (PSOL), e debateu, em especial, a situação de professores e professoras em contrato temporário e de monitores e monitoras. Convidada, a Secretaria de Educação (SEEDF) não compareceu.

Ana Cláudia destacou que o ano letivo mal começou e os profissionais em contrato temporário já são mais de 14 mil – pouco menos da metade dos cerca de 35 mil em atuação na rede. Para ela, esse número, que vem crescendo ano a ano, expressa um projeto político de desmonte da educação pública: “Eu também sou professora em contrato temporário e, quando pautamos o número excessivo de temporários na rede, não estamos questionando a qualidade dos profissionais. Pelo contrário, são todos e todas igualmente qualificados e portanto devem ter as mesmas condições”, disse ela.

A diretora do Sinpro pontuou que a bandeira central deve ser pela realização de concurso público e pela nomeação de todo o banco de aprovados(as). Ela lembrou que a precarização tem marcado as relações de trabalho de forma mais aprofundada nos últimos anos, com a aprovação da emenda constitucional 95 (do teto de gastos), reforma trabalhista, da previdência e a tramitação da PEC 32 – a reforma administrativa que visava a desmontar o serviço público.

“O que precisamos é de proteção aos trabalhadores, mais direitos, melhores condições”, disse ela. “Nós estudamos muito para ocupar um determinado lugar e não estamos nele por conta de escolha política”, finalizou.

Além de Max Maciel, os deputados distritais Gabriel Magno (PT) e Jorge Vianna (PSD) e o deputado federal Reginaldo Véras (PDT) também participaram do debate.

Assista a íntegra da audiência abaixo: