Ato promovido pela Escola Classe 115 Norte pede paz nas escolas

Em meio à onda de violência registrada em várias escolas do país, a Escola Classe 115 Norte promoveu um ato cujo tema central foi a paz. O evento, realizado no dia 20 de abril, foi pensado em contraposição ao clima de preocupação que tomou conta do ambiente escolar diante de várias ameaças propagadas pela internet, objetivando um dia de reflexão para estudantes e para a comunidade escolar como um todo.

Durante todo o dia a escola promoveu atividades que de uma forma lúdica proporcionaram um ambiente de acolhida e reflexão sobre a construção da cultura da paz na escola. Para solidificar o ato houve plantio de Ipê Branco, apresentação de talentos da comunidade, confecção de cartazes e um posicionamento da comunidade de manter a escola ativa, viva e pacífica em contraposição ao clima de terror propagado.

A comunidade escolar divulgou uma carta compromisso, onde afirma que a escola visa o pleno desenvolvimento da pessoa para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, conforme a Constituição Federal. Assim, é uma instituição que respira a vida e dela deve nutrir-se para realizar sua função social. “Guiada pelos valores de amorosidade, respeito, responsabilidade, autonomia, liberdade, honestidade e justiça, a Escola Classe 115 Norte reafirma seu compromisso de promover práticas que incentivem a humanização do desenvolvimento cognitivo, afetivo, relacional, físico, social, ambiental e econômico, de modo que possam contribuir com a construção de uma sociedade pacífica, ética, democrática, solidária e feliz”, salienta o professor Janio de Souza Alcantara.

O Sinpro participou da cobertura do evento e constantemente tem realizado atividades na luta por paz nas escolas. Na última segunda-feira (24) o sindicato participou de uma audiência pública no auditório da Escola Parque 303/304 Norte, e debateu ações para defesa e fortalecimento das escolas, com políticas de convivência e cultura de paz.

Clique aqui e confira a carta de compromisso divulgada pela EC 115.