Ato homenageia trabalhador morto há 16 anos no Massacre da Novacap

atotrabalhador
Nesta quarta-feira (2) faz 16 anos de um dos maiores e trágicos ataques à organização dos trabalhadores em Brasília, que entrou para a história da cidade como o Massacre da Novacap. O trabalhador José Ferreira da Silva, morto naquele dia do massacre pela polícia de choque, com tiros de escopeta calibre doze à queima roupa, foi homenageado em ato promovido pelo Sindser-DF e trabalhadores da Companhia. Coroas de flores e álbum de fotos relembrando a ação criminosa foram colocados na Praça que hoje carrega o nome de José Fereira, em frente à Novacap,
Os trabalhadores e trabalhadoras recordaram com pesar o dia mais triste da história de luta da categoria. O que era uma assembleia pacífica em 1999, que discutia a campanha de  data-base, terminou com o assassinato de José e ferimentos em mais de 30 servidores. Entre eles, dois trabalhadores ficaram cegos atingidos por balas de borracha no rosto. Mais de 600 servidores saíram traumatizados com a truculência usada por 150 policias do governador Roriz, que investiram feroz e covardemente sobre os trabalhadores.
O atual presidente do Sindser-DF, sindicato que representa a categoria, André Luiz da Conceição, relembrou o dia do massacre com revolta. Ele relatou que por diversas a direção do sindicato tentou o diálogo com os policiais. “Quanto mais pedíamos diálogo mais atacados nós fomos”. O dirigente ressaltou a importância dos trabalhadores da Novacap relembrarem aquele momento. “Nós não temos que nos lembrar do massacre em cada ano e sim todos os dias, cada vez que estivermos na luta. Temos que honrar a memória de José e de todos aqueles companheiros que foram feridos. E é lutando que faremos isso porque em nenhum momento, mesmo massacrados, não fugiram da luta”, avaliou.
O momento é emblemático para os trabalhadores. Eles estão em greve há quase um mês por causa da inflexibilidade da direção da Novacap em fechar acordo e atender as reivindicações dos servidores. Tanto que tiveram que recorrer à Justiça para resolver o impasse. Agora esperam o julgamento do dissídio coletivo previsto para esta semana.
Diante do impasse, os trabalhadores da Novacap marcaram assembleia para sexta-feira (4) no mesmo local do ato, em frente à empresa.
Com informações da CUT Brasília