Categoria realiza ato em frente ao Buriti e pressiona por recomposição salarial já

Professores(as) e orientadores(as) educacionais do Distrito Federal se reuniram em assembleia geral na manhã desta quarta-feira, 27 de abril, no estacionamento da Funarte, centro de Brasília. Demonstrando disposição de seguir e intensificar a mobilização, a categoria decidiu transformar a assembleia em ato político, e saiu em passeata até a Praça do Buriti.

A comissão de negociação do Sinpro informou que foi agendada reunião com a Secretaria de Fazenda para a próxima quinta-feira, 5 de maio. Para ampliar as chances de conquista, é fundamental manter a mobilização e a união da categoria em torno da pauta de reivindicações.

Com sete anos de congelamento de salários e perdas da ordem de 49%, se considerada a inflação pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), professores(as) e orientadores(as) educacionais reivindicam recomposição salarial já. A incorporação do valor do auxílio-saúde ao vencimento e o pagamento – com sete anos de atraso – da sexta parcela do reajuste conquistado na greve de 2012 já estão confirmados.

O Sinpro-DF continua lutando pelo pagamento dos valores retroativos, e reforçará essa reivindicação no encontro com a Secretaria de Fazenda. A incorporação da Gaped e da Gase são itens importantes da pauta, como parte da estratégia para alcançar a recomposição salarial. Para isso, na reunião do dia 5, o governo apresentará um estudo de impacto que contribuirá para resolver a questão.

Também está em discussão a redução dos padrões no plano de carreira, que hoje são 25, de forma a abreviar o tempo necessário para se alcançar o topo da carreira. Essa definição traria impactos positivos muito relevantes tanto para a carreira quanto para a aposentadoria de cada servidor ou servidora.

Este é um momento decisivo do processo de negociação. O governo tem conhecimento da pauta há muito tempo, as reuniões estão acontecendo e há prazos legalmente estabelecidos por conta das eleições gerais de outubro. Vale lembrar que as primeiras reuniões deste ano aconteceram graças à força demonstrada pela mobilização da primeira assembleia geral de 2022. Portanto, é fundamental manter a unidade para alcançar as vitórias pelas quais a categoria vem lutando!

Atenção para a agenda apresentada pela diretoria do Sinpro na assembleia:

ABRIL

29 (sexta) – 2ª Conape Distrital (Conferência Distrital Popular de Educação)
local: EAPE (907 sul)

29 (sexta) – 11h30 – Ato em frente ao MEC: CPI do MEC já!
local: MEC

29 (sexta) – prazo para inscrições para o Torneio de Futebol Paulo Freire

30 (sábado) – 18h – VII Corrida do Sinpro
local: Funarte

MAIO

01 (domingo) – 16h – Ato político e cultural de 1º de Maio da CUT-DF
local: Funarte

12 (quinta) – ASSEMBLEIA GERAL (podendo ser antecipada)

25 e 26 (quarta e quinta) – Eleições do Sinpro-DF

Ao longo dos meses de abril e maio continua o “Sinpro nas Cidades”, intensificando as visitas às escolas em todas as regionais.

 

MATÉRIA EM LIBRAS