Ato contra o PLP 257 encerra primeiro dia do Seminário de Especialistas da CNTE

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza nestas terça (1/8) e quarta-feira (2/8) o Seminário Nacional do Departamento de Especialistas, em Brasília.
“O momento que o país vive é crítico e por isso é necessário nos unirmos e articularmos ações contra a retirada de direitos dos profissionais”, ressaltou o Coordenador do Departamento de Especialista da CNTE, Mário Sérgio de Souza.
Durante os dois dias, profissionais de entidades filiadas à Confederação, vindos de todo o país, irão debater diversos assuntos, entre eles o papel dos educadores na escola atual.
A primeira mesa de debate, com o tema “Identidade do Pedagogo e a construção coletiva do projeto político-pedagógico da escola”, foi aberta pela secretária de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Paraná, Aparecida Reis Barbosa.
A professora afirmou que “a tarefa do pedagogo é ser um articulador do trabalho educacional, considerando a escola não como uma empresa, mas um espaço de grande função social”.
A secretária geral da APP-Sindicato do Paraná, Vanda do Pilar Santana, coordenou a segunda mesa de debate com o tema, “As relações de trabalho na escola e a ação sindical”.
De acordo com a secretária, deve existir uma consciência de unidade entre os profissionais e isso só se dá no dia a dia da escola. “É no ambiente escolar que acontece as relações de trabalho entre profissionais de diferentes funções, mas sendo todos trabalhadores em educação. Nesse sentido, o sindicato tem papel fundamental no processo de unificação e ainda de construção de planos de carreira e de debate sobre o papel dos educadores na sociedade”.
Os participantes do seminário se uniram a outros trabalhadores, no Congresso Nacional, no período da tarde, para uma grande mobilização contra o PLP 257/16, que usa a negociação das dívidas dos estados como barganha, para cortar investimentos do serviço público e que está na pauta de votação da Câmara.
“Se o governo quer renegociar as dívidas com os estados, não temos nada contra, mas os educadores e demais profissionais não podem ser prejudicados pelas condicionantes dessa renegociação”, ressaltou a Secretária Geral da CNTE, Marta Vanelli.
O PT apresentou a emenda 116 ao projeto 257 que exclui essas condicionantes, entre elas, que não tenha aumento para os funcionários públicos estaduais nos próximos dois anos.
O projeto não foi votado hoje por falta de quórum na Câmara e a expectativa é que entre na pauta de votação amanhã.
Histórico
Estabelecido em 1995, o Departamento Nacional de Especialistas em Educação da CNTE tem se dedicado a debater as principais pautas da área, discutindo a atuação de profissionais das áreas de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional, lutando pela unificação de direitos dos trabalhadores da escola pública do Brasil.
Confira mais fotos do evento na página da CNTE no Facebook.