Atlas Escolar Geográfico é lançado no Distrito Federal

As escolas do Distrito Federal terão à disposição uma inovadora ferramenta para o ensino de geografia. Trata-se do Atlas Escolar Geográfico, Histórico e Cultural do Distrito Federal, que será lançado no dia 16/09 (segunda-feira), às 18 horas, no Auditório Dois Candangos da UnB.

A proposta das doutoras em Geografia, Cristina Leite, Míriam Bueno e Vânia Souza, que estão à frente do projeto, consiste em debater a questão da identidade e o reconhecimento do território com os moradores do Distrito Federal, especialmente com alunos e educadores. O primeiro debate ocorre com o lançamento do Atlas. No mesmo local, haverá uma roda de conversa com as autoras e também com a doutora Flávia Silva, da rede pública de ensino de Goiânia.

“O Atlas Escolar do DF é único no sentido de trazer para a escola a possibilidade do conhecimento sobre o lugar de vivência dos alunos, a partir da leitura de mapas escolares”, afirma a professora do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás, Miriam Bueno. “A experiência com o mapa de uso e cobertura da terra, presente no Atlas, desperta curiosidades nos meus alunos”, revela Vânia Souza, professora no Centro Educacional 310 de Santa Maria, Região Administrativa do DF.

Por abrigar a capital do país, o Distrito Federal se confunde com Brasília, mas o território possui 31 Regiões Administrativas, uma área rural maior que a urbana e um dos maiores índices de produtividade do Brasil. “O Atlas permite que o aluno desenvolva o raciocínio geográfico, importante para a compreensão da dinâmica espacial do DF”, avalia Vânia Souza. Esses diferenciais ficam mais claro para os alunos usando a cartografia escolar, com mapas, gráficos e imagens.

“Todas as referências estão fundamentalmente estabelecidas a partir de Brasília. É preciso entender que existem outras localidades no DF”, declara a professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB, Cristina Leite. Ela acrescenta que não se trata de uma periferia semi-urbanizada. “Essa visão parte de um estereótipo segregador, que não representa a realidade, pois 92% do território do Distrito Federal são urbanizados e isso significa melhores condições de vida para a população de cerca de 3 milhões de moradores”, afirma a professora que também atua na Faculdade de Educação da UnB.

A hegemonia identitária de Brasília sobre as demais regiões administrativas do DF incomoda as professoras de geografia e com a elaboração do Atlas Escolar elas esperam mostrar aos alunos as particularidades de cada localidade. Publicado pela Editora C&A Alfa Comunicação, o Atlas estará disponível nas papelarias e livrarias do Distrito Federal.

O lançamento do Atlas e a roda de conversa foram organizados pelo Grupo de Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia da UnB (Geaf) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Cartografia para Escolares (Gece), vinculado à Universidade Federal de Goiás, com apoio da Faculdade de Educação da UnB.

Contato e solicitações de entrevistas:
Roseli Garcia (61) 99975-7030 – roselligarcia@gmail.com