Atividades culturais promovem o mês da Consciência Negra no CEM 111 do Recanto

A herança cultural religiosa e a questão da intolerância foram temas debatidos pelo Centro de Ensino Médio 111 do Recantos das Emas na última quarta-feira (27). Em referência ao mês da Consciência Negra, os(as) estudantes promoveram uma série de atividades culturais e acadêmicas, perpassando pela dança, palestras e exposições de obras de arte produzidas pelos próprios(as) alunos(as), além de stands com objetos relacionados à herança africana no Brasil e desfile temático.

No dia os(as) estudantes ainda tiveram um bate-papo com o professor e afro religioso Ricardo Gama, que teve a mediação do professor do CEM 111, Francisco Lima. Ricardo Gama respondeu às perguntas dos presentes, abordando questões relativas à diversidade, respeito, democracia, convivência pacífica e herança cultural africana, onde conclamou a todos(a) à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. As atividades estão dentro das previsões normativas da área de educação, tanto no âmbito nacional como do Distrito Federal.

A educação é um dos grandes pilares da luta pela igualdade racial e com o objetivo de propor atividades de conscientização, as escolas promovem projetos no mês de novembro. Diante de trabalhos pedagógicos e debates, os(as) alunos(as) reconhecem riqueza da cultura negra, desconstroem estereótipos e refletem sobre a importância da contribuição da população negra para a construção da sociedade brasileira.

Clique aqui e confira o álbum do Facebook.