Atenção professor/a! Não caia no golpe do telefone

O Sinpro-DF continua recebendo denúncias de professores/as e orientadoras/es educacionais sindicalizados que receberam ligações telefônicas de golpistas. As fraudes vêm tentando ser emplacadas mesmo diante das inúmeras alertas realizadas pelo Sindicato em todos os meios de comunicação com a categoria. Diante disso, é necessário ficar alerta às orientações.

O primeiro ponto a ser destacado é que o Sinpro-DF nunca solicitou depósito bancário ou envio de PIX para que sindicalizados/as tenham ganhos financeiros oriundos de processos na Justiça, como precatórios, ações de indenizações e outros. Além disso, o Sindicato não utiliza serviço telefônico com prefixo 0800 e nem liga de código de área diferente de 61.

Caso o/a sindicalizado/a receba alguma ligação suspeita, ligue imediatamente para um dos números do Sinpro-DF disponíveis no site da entidade.

O golpe
Para extorquir dinheiro das vítimas, a pessoa que realiza a chamada se passa por diretor, ex-diretor ou funcionário da Secretaria de Assuntos Jurídicos, Trabalhistas e Socioeconômicos do Sinpro-DF. Segundo denúncias realizadas ao Sindicato, em alguns casos o golpista se apresenta como Dr. Daniel ou Dimas, e chega a utilizar em sua foto de perfil de WhatsApp a logomarca do Sinpro-DF. Em seguida, o farsante solicita depósito em conta bancária vinculada a uma suposta pessoa com nome de Priscila.

O combate a essa farsa é antiga. A diretoria colegiada do Sinpro-DF já denunciou várias vezes a situação à Polícia Civil do Distrito Federal e continua atenta para que não haja nenhum tipo de prejuízo às/aos) filiadas/os.