CEM 12 de Ceilândia e CED 416 de Santa Maria participam do projeto Telescópio nas Escolas

O Centro de Ensino Médio nº 12 de Ceilândia (CEM 12 de Ceilândia) e o Centro Educacional 416 de Santa Maria ( (CED 416 de Santa Maria) participaram, nessa segunda-feira (17) e terça feira (18), respectivamente, do projeto Telescópio nas Escolas – uma parceria do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) com as escolas da rede pública do Distrito Federal.

Com o projeto, o clube realiza uma aula de astronomia in loco, mostrando aos(às) estudantes as estrelas, os planetas, as galáxias, os aglomerados, as constelações e o que é pedagogicamente interessante para fortalecer o conhecimento sobre o Universo e a física. “O Telescópio nas Escolas é realizado entre maio e outubro, período em que o céu fica mais limpo e sem nuvens”, informa o professor aposentado da Secretaria de Estado da Educação do DF (SEE-DF) Kleber Silva Carvalho, o Kleber Carverna.

Ele conta que várias escolas participam desse projeto anualmente e uma equipe de pessoas ligadas ao CAsB faz o atendimento. “Temos de quatro a sete ótimos telescópios e uns 10 membros para auxiliar as observações. Dou uma palestra a céu aberto, falando sobre relatividade, tamanhos no Universo, gravidade, velocidade da luz e outras curiosidades. Finalizo respondendo curiosidades que os e as estudantes perguntam”, conta.

Para participar do Telescópio nas Escolas, as unidades escolares precisam entrar em contato com o CAsB, cadastrarem-se e pedir para ser colocadas na agenda. “A escola solicitante será agendada para o período bom de observações, que é mais ou menos entre maio e outubro”, informa o professor.

Além do Telescópio nas Escolas, o professor Kleber desenvolve e coordena outros projetos por meio do grupo “Amigos da Escola”, tais como os projetos de trilhas, de festival de música e pré-vestibular. Associado ao CAsB, ele integra o grupo de pessoas que executam o projeto Telescópios nas Escolas, cuja coordenadora é Monica Mazzoni.

Confira as fotos do CEM 12 de Ceilândia e CED 416 de Santa Maria no Facebook e Instagram do Sinpro-DF.