Assista à live de terça-feira da 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

liveterca 26

A convidada da live de terça-feira (25) na 24ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública foi a professora doutora em Educação, Miriam Fábia. Ela pautou a importância da recomposição do Fórum Nacional de Educação (FNE), um espaço de interlocução entre sociedade civil e o Estado Brasileiro e uma reivindicação histórica da comunidade educacional.

De caráter permanente, o FNE foi criado pela Portaria 1407/2010, mas foi dissolvido em 2017 pelo Governo Michel Temer. Seis anos depois, em março de 2023, o Ministro da Educação Camilo Santana recria o Fórum e o inclui entre as instâncias responsáveis pela coordenação do processo de avaliação e reestruturação da política nacional do ensino médio.

“A recomposição do FNE nos alegra e nos anima a continuar a luta, já que precisamos de um ambiente democrático para construir o diálogo”, comemorou Miriam. Para a professora, os próximos desafios de discussão do FNE devem ser a revogação do Novo Ensino Médio, a desmilitarização das escolas, a proposição de um novo Plano Nacional de Educação (PNE), a suspensão da terceirização, entre outras pautas.

Assista à gravação da live abaixo:

 

Fonte: CNTE