Artistas e produtores do DF lançam plataforma para incentivar a cultura

Poucas pessoas sabem que é possível contribuir com até 6% do valor devido de seu Imposto de Renda para iniciativas culturais. E mesmo estes desconhecem como fazê-lo. Para facilitar a utilização deste recurso, produtores e gestores culturais de Brasília lançam a Valeu.art, nesta terça-feira (4/5), a partir das 20 horas, com um grande evento virtual, ao vivo, que será transmitido pelo canal Abravídeo no YouTube – https://youtu.be/Oi_LS8SdcmA.

 

A novidade é uma ferramenta legal e de fácil acesso, criada para manter vivas a arte e a cultura de Brasília e do Brasil. O lançamento será virtual, mas não deixa de ser uma produção cultural de grande porte, que contará com apresentações (gravadas) de expoentes da cultura nacional e incentivadores da plataforma como a Banda Oludum, de Salvador, Quinteto Violado, do Recife, e de Brasília a Orquestra Marafreboi e o Grupo Choro Livre.

 

A Valeu.art é uma plataforma segura, de navegação intuitiva e com instruções simples, cujo objetivo é mostrar o passo-a-passo para que pessoas físicas ou jurídicas destinem parte de seu Imposto de Renda [devido] ao fazer cultural. Em nota à imprensa, o grupo informa que a iniciativa visa a manter vivo o setor criativo da cultura, “que emprega milhares e encanta milhões de brasileiros”. A ferramenta, segundo o grupo, é legal e de fácil acesso.

 

“Desde que a Lei Federal de Incentivo à Cultura foi publicada, em 1991, existe a prerrogativa do investimento dos 6% do Imposto de Renda Devido em Cultura, para as Pessoas Físicas que declaram no formulário completo. Só que este direito nunca foi amplamente divulgado, nem quando Gilberto Gil – nosso melhor Ministro de Cultura – passou pelo Ministério. Por causa disso, esses recursos, que podem atingir a cifra de R$ 7,5 bilhões, tornaram-se, figuradamente, um ‘Aquífero Guarani’, ou seja, um manancial subterrâneo subexplorado”, afirma Ruy Godinho, produtor cultural no Distrito Federal e um dos idealizadores da plataforma.

 

A “Valeu.art” é uma ferramenta que nasceu com a grave crise que a cultura atravessa por causa da política anticultural do governo Jair Bolsonaro (ex-PSL) de retirar todo o investimento do Estado na cultura, enfatizada pela pandemia do novo coronavírus. Ela é uma proposta para aproximar, por meio de um clique, o investidor pessoa física de um projeto de sua preferência.

 

Desmonte das estatais causa graves prejuízos ao povo e à cultura nacional

 

“Há 6 anos ninguém pensava nesses recursos porque as grandes empresas públicas, como Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa (que tinha até Conjunto Cultural), tinham como diretrizes investir em cultura. Com as mudanças processadas desde o governo Michel Temer e agora este, que elegeu a cultura como um dos alvos de seus ataques, esses recursos se tornaram mais do que necessários. Hoje, a Petrobrás, fatiada e vendida a preço de banana, não é mais a nossa maior patrocinadora cultural”, afirma Godinho.

 

Em nota, os produtores e gestores culturais explicam que a pandemia levou ao desemprego grande quantidade de profissionais da cultura. Estima-se que, hoje, há em torno de 5 milhões de pessoas em todo o Brasil, entre trabalhadores diretos e indiretos da indústria cultural, com suas atividades paralisadas por falta de investimento do Estado agravado pela pandemia. Só no DF são mais de 40 mil desempregados.

 

“Vivemos uma pandemia e, nesta pandemia, os artistas se reinventaram e fizeram um grande encontro entre a arte e o público. Por isso, cabe a nós proteger, valorizar, respeitar a nossa cultura e os nossos artistas. A cultura é a identidade de um povo. O Sindicato dos Professores no Distrito Federal apoia esta ideia. Convidamos a você para estar junto, valorizando, respeitando e incentivando a cultura e a arte”, convida Eliceuda França, coordenadora da Secretaria de Políticas Culturais do Sinpro-DF

 

Gerida pela Abravideo, a Valeu.art é uma plataforma segura, de navegação intuitiva e com instruções simples, cujo objetivo é mostrar o passo a passo para que pessoas físicas ou jurídicas destinem parte de seu Imposto de Renda [devido] ao fazer cultural.

 

A Abravideo, por sua vez, é uma Organização Não Governamental (ONG) produtora multimídia, com 30 anos de atuação no mercado nacional, concebida por Ruy Godinho e presidida por Elizabete Braga. Conta ainda com Jefferson Oliveira, responsável financeiro e articulador; Bruno Soares e Vitor Soares na tarefa de desenvolvimento da plataforma e uma consultoria especial em LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

 

Canais de comunicação da Valeu.Art na Internet:

 

– Site:  valeu.art/

– Instagram:  www.instagram.com/valeu.art/

– Facebook: www.facebook.com/valeu.art

 

Não esqueça que é hoje! A Valeu.art será lançada, nesta terça-feira, dia 4 de maio de 2021, a partir das 20h, em um evento virtual – ao vivo – pelo canal Abravídeo no YouTube: https://youtu.be/Oi_LS8SdcmA

MATÉRIA EM LIBRAS