Armazém do MST – Uma rede de sabores, afetos e solidariedade

O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) tem mostrado que comer também é um ato político e cultural. Há seis anos o MST tem levado o melhor do campo para as cidades, tornando-se referência para quem busca comida de qualidade e produtos orgânicos a preços justos. Além de tornar-se ponto de encontro entre campo e cidade, o Armazém do MST disponibiliza produtos agroecológicos e orgânicos produzidos em associações, cooperativas e agroindústrias da agricultura familiar camponesa.

Com 34 pontos de comercialização espalhados por 13 estados brasileiros, com atendimentos via loja física, delivery e por encomendas dos produtos da Reforma Agrária Popular, a rede de Armazéns do Campo vem se consolidando como a maior rede de produtos da Reforma Agrária do Brasil. Além de apoiar a luta do MST, o Armazém oferece alimentos saudáveis, livres de exploração e veneno.

No Distrito Federal, estes produtos estão à venda na Feira da Ponta Norte, na CLN 216 da Asa Norte, sempre aos sábados. “O Armazém do Campo é a rede de lojas do MST para comercializar produtos da Reforma Agrária e ser, também, um espaço de diálogo com a sociedade para nossas bandeiras de luta”, explica Jessica Garcia, do setor de produção do MST e coordenação do Armazém do Campo DF, comentando que o MST está no processo de articulação para abrir uma loja física no início de setembro. “Com a loja física, que vai ficar na Asa Norte, vamos fazer a comercialização dos produtos durante a semana e funcionar com programação cultural de noite. Aos poucos estamos montando uma agenda de eventos que vão desde lançamento de livros, rodas de conversa e programação musical e cultural”. 

Para Ademar Ludwig, um dos coordenadores dos Armazéns do Campo, a rede é um espaço que vai muito além de uma loja. “Acho que é importante ressaltar que o Armazém do Campo é fruto das primeiras grandes Feiras Nacionais da Reforma Agrária, principalmente a que aconteceu no Parque da Água Branca, em 2015”, relembra Ademar complementando que para além da comercialização de produtos saudáveis, existe um histórico de luta envolvido. “Por essas e outras, a rede de Armazéns tem se tornado um espaço onde a comercialização dos alimentos busca ser equalizada a preços justos tanto para quem consome quanto para quem produz, em benefício à classe trabalhadora do campo e cidade”.

Diante de tudo isto, os Armazéns se consolidam em um espaço da Reforma Agrária Popular em parceria com a agricultura familiar camponesa, indígena, quilombolas, ribeirinhos, da mulher camponesa, do trabalhador rural.

 

Informações sobre o Armazém do Campo no DF

O que: Feira da Ponta Norte

Local: CLN 216 da Asa Norte

Dia: sempre aos sábados

Horário: Das 9h às 13h

 

Com informações do site do MST.

MATÉRIA EM LIBRAS