Aposentados realizam ato em defesa dos direitos e dos serviços públicos nesta sexta (24)

No Dia do Aposentado, celebrado na próxima sexta-feira (24), aposentados e aposentadas dos quatro cantos do país comemorarão a data em um ato unificado convocado por diversas entidades sindicais. Em Brasília, a atividade começa às 9h30, no Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios (entre os Blocos C e D).

A mobilização contará com ato cultural, palestra sobre direitos dos(as) servidores(as) aposentados(as) e a entrega de um documento em defesa dos serviços públicos, no Ministério da Economia. O ato do Dia dos Aposentados faz parte de um calendário de lutas que culminará com o dia nacional de lutas e paralisações de atividades em todo o Brasil, no dia 18 de março.

Além da luta em defesa dos serviços públicos, também faz parte da pauta do ato, a discussão sobre os prejuízos  da aplicação das novas regras da reforma da Previdência para os(as) aposentados(as) e pensionistas do setor público. O aumento do percentual da contribuição previdenciária, por exemplo, é apenas um dos inúmeros pontos da reforma que colocam o segmento na mira do retrocesso.

O Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), convida os(as) professores(as) e orientadores(as) educacionais aposentados(as) e da ativa a engrossarem a mobilização. Para Silvia Canabrava, coordenadora da Secretaria para Assuntos dos Aposentados do Sinpro-DF, diante dos desafios impostos pelo atual governo, é fundamental comemorar o Dia do Aposentado com muita luta e unidade. “A aprovação da reforma da Previdência lançou incertezas sobre o futuro da categoria magistério e deixou o sonho da aposentadoria de milhões de brasileiros e brasileiras mais distante. Vivemos um período de desmonte visível e, se não reagirmos, veremos a retirada de mais direitos. A luta incansável do Sinpro é para garantir que todos e todas tenham acesso ao direito irrevogável à aposentadoria digna, por isso, conclamamos todos a participarem deste importante ato”, concluiu.