Aposentados aprovam uma nova agenda de luta pelo pagamento da pecúnia da licença-prêmio


O Governo do Distrito Federal (GDF) quebrou acordo com o magistério público e não pagou, no dia 21 de julho, a pecúnia da licença-prêmio dos/as professores/as e orientadores/as educacionais que se aposentaram em 2016, conforme negociado com a comissão de negociação do Sinpro-DF.
A indignação tomou conta de todos e todas e, na tarde desta quarta-feira (26), realizaram uma reunião no Auditório Paulo Freire do sindicato. No encontro, definiram e intensificaram uma agenda de luta para o próximo período. A comissão de negociação informou que havia avisado insistentemente ao GDF que os recursos destinados a esse pagamento não eram suficientes.
Dentre as deliberações desta tarde, os/as aposentados/as de 2016 e 2017 irão gravar vídeos-denúncia para divulgar nas redes sociais que o governo Rodrigo Rollemberg (PSB) não começou o pagamento da pecúnia da licença-prêmio à categoria, na data prevista, como vem anunciando na mídia e conforme estabelecido em reunião de negociação com o Sinpro-DF.

Na Mesa, as diretoras: Delzair Amancio, Sílvia Canabrava, Rosilene Corrêa, Marilange Vianna

A diretoria colegiada do sindicato convida a todos/as os/as aposentados/as que tiverem interesse em participar dos vídeos, compareçam na sede do Sinpro-DF no 2 de agosto, 9h30, ou no dia 3 de agosto, 14h, para as gravações. Definiram também outros encaminhamentos cujo intuito é forçar o governo a quitar a dívida.
Por exemplo, a comissão de negociação irá entregar um documento cobrando esse pagamento e, juntamente com ele, um abaixo-assinado dos/as aposentados/as que reivindicam o cumprimento da lei. “Iremos anexar as assinaturas a esse documento. Por isso, é importante a vinda de todos e todas na sede e subsedes do Sinpro-DF para assiná-lo”, convida Sílvia Canabrava, coordenadora da Secretaria para Assuntos dos Aposentados.
Também foi deliberado que a comissão de negociação irá pleitear a realização de mais uma audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para discutir o problema. Na reunião desta quarta, a comissão de negociação informou que o GDF prometeu pagar, no dia 15 de agosto de 2017, a pecúnia da licença-prêmio dos/as professores/as e orientadores/as educacionais que se aposentaram no dia 15 de janeiro de 2016.
Disse ainda que o governo Rollemberg vem apresentando justificativas para tentar explicar os motivos pelos quais não cumpriu o acordo firmado e não pagou o magistério na data estipulada. Sílvia lembra que o Sinpro-DF tem lutado, desde 2015, para o governo pagar esse direito aos/às aposentados/as e afirma que no não pagamento é parte do projeto de choque de gestão do governo neoliberal de Rollemberg.
“É importante os/as professores/as e orientadores/as estarem na luta em prol do pagamento da pecúnia. O sindicato somos todos nós e só conseguiremos vitórias se lutarmos juntos, como já fizemos com muita coragem no passado. O nosso inimigo é o GDF”, afirma a coordenadora.
A diretoria colegiada do Sinpro-DF entende que a categoria reconhece o trabalho da entidade que, desde o dia 28 de julho de 2015, por meio da Secretaria de Aposentados, tem realizado reuniões, manifestações, vigílias, duas greves em que a pecúnia estava na pauta, e várias atividades, como um acampamento de nove dias em frente ao Palácio do Buriti e até campanhas publicitárias, tudo isso para cobrar esse pagamento.
“No entanto, nada supera a presença de todos e todas nas atividades, sobretudo, nas iniciativas aprovadas que precisam mostrar a força da categoria aos governos de plantão e na cobrança dos nossos direitos”, finaliza.
[nggallery id=715]