Aposentados protestam contra calote do GDF em encontro de 20 governadores

Os governadores de 20 estados que participam de uma reunião na residência oficial de Águas Claras estão sendo recebidos na tarde desta segunda-feira (1º/2) por uma comitiva de boas-vindas formada por professores aposentados acusam o anfitrião do evento, Rodrigo Rollemberg (PSB), de calote.
Com faixas escritas “Rollemberg caloteiro, eu quero meu dinheiro”, os docentes cobram o pagamento das pecúnias da licença-prêmio de cerca de 400 educadores, que não receberam o benefício entre junho e novembro de 2015.
Na semana passada, eles fizeram um protesto em frente ao Palácio do Buriti. Segundo o Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), o GDF informou que as três parcelas do benefício só poderiam ser quitadas a partir de março. A categoria alega que no ano passado o governo fez um acordo de que as dívidas seriam pagas em dezembro.
Ainda de acordo com o Sinpro-DF, o GDF não reconhece as dívidas de agosto a novembro. “Eles dizem que vão pagar junho e julho em março, mas afirmam que não há previsão dos outros meses”, afirmou Cláudio Antunes, diretor de Imprensa do sindicato.
Segundo ele, o problema pode gerar uma nova greve na rede pública de ensino. “Toda a categoria está mobilizada. A preocupação da categoria é grande. As aulas voltam dia 29 e esperamos que a situação se resolva até lá. Até 4 de fevereiro teremos nova assembleia para tratar desse assunto”, completou Antunes.