Aposentados organizam a luta para 2015

Foto Reuniao Aposentados_03.01.15A organização dos(as) professores(as) aposentados(as) para os enfrentamentos que a categoria terá em 2015 foi discutida na manhã desta terça-feira (3). Cerca de 400 professores(as) aposentados(as) compareceram ao chamado da secretaria para Assuntos dos Aposentados do Sinpro e se reuniram no CEDEC (912 Sul) para discutir o assunto e aprovar uma agenda de atividades.
Acompanhada dos dirigentes Silvia Canabrava e Francisco Raimundo (Chicão), a coordenadora da secretaria, Isabel Portuguez, explicou que o ano se inicia já de forma preocupante. “É necessária muita reflexão e união para enfrentarmos os embates que já começaram a se apresentar. Este será um ano que necessita da participação de cada aposentada(o) em todas as atividades organizadas pelo Sinpro em defesa dos nossos direitos”, disse. Ela enfatizou a nefasta aplicação da meritocracia, “pois os aposentados não estão em atividade e, por isso, só têm a perder”.
Presente à reunião, a diretora Rosilene Corrêa fez um apanhado geral sobre as negociações com o GDF e sobre o imbróglio a que estão submetidos(as) os(as) professores(as). Segundo Rosilene, “o que vem acontecendo é de deixar qualquer um indignado”, referendo-se ao descaso do governo. Rosilene enfatizou que “é preciso estar atento. As alegações que o governo utiliza hoje podem justificar futuras retiradas de direitos para a categoria como um todo”.
Durante o encontro os(as) professores(as) discutiram as atividades planejadas para as(os) aposentadas(os), como, por exemplo, a realização de reuniões regionalizadas.
Também foram dados informes sobre o andamento de propostas de emenda constitucional, como a PEC 176, que trata do pagamento dos precatórios, e da PEC 434 (aposentadoria por invalidez). Isabel Portuguez reforçou que é preciso pressionar os parlamentares para que estas questões sejam resolvidas logo.
O grupo aprovou um calendário que atividades que abrange desde cursos de formação até a realização de palestras diversas. Confira:
Cursos de Formação (*)
1ª etapa – setembro
2ª etapa – março e novembro
3ª etapa – abril e setembro
Cursos de Informática (Estapas 1, 2 e aperfeiçoamento)  (*)
1º semestre – em Taguatinga, de segunda a quinta-feira. A sexta-fera será para tirar dúvidas.
2º semestre – na sede do Sinpro, nos mesmos horários dos de Taguatinga
Palestras/Encontros (*)
Março – Café da manhã no CEDEC
Maio – Formação em Brasília (1ª etapa), no CEDEC
Agosto – Coquetel dançante (CEDEC)
Outubro – Coquetel dançante (em local a confirmar)
Setembro ou Outubro – Baile dos(as) Aposentados(as)
(*) As datas corretas e o prazo de inscrição para as atividades serão amplamente divulgados pela secretaria para Assuntos dos Aposentados do Sinpro tão logo tenha fechado o cronograma.