Aposentados cobram do GDF pagamento da pecúnia da licença-prêmio


Professores/as e orientadores/as educacionais aposentados/as realizam na manhã desta terça-feira (6/6) uma manifestação em frente ao Palácio do Buriti. Eles/as reivindicam o pagamento das pecúnias da licença-prêmio daqueles/as que se aposentaram em 2016 e 2017. Até o momento, o GDF não apresentou um cronograma para o pagamento desse direito.
Na semana passada, a comissão do Sinpro que trata deste assunto foi recebida pelo GDF, mas, novamente, o governo não apresentou um acordo concreto sobre os critérios que serão adotados para o pagamento das pecúnias.
“Desde que assumiu o governo, Rollemberg vem descumprindo a Lei Complementar nº 840/2011, prejudicando enormemente diversos profissionais que se aposentaram e que contam com este direito”, enfatizou a diretora de Assuntos dos Aposentados do Sindicato, Sílvia Canabrava.

De acordo com a diretora de Finanças do Sinpro, Rosilene Corrêa, a todo dia há publicação de novas aposentadorias no Diário Oficial do DF (DODF) e os pagamentos das respectivas pecúnias não saem, conforme determina a lei. “Além de injusta, a postura do GDF é ilegal”, disse.
Vale lembrar que dos 1.177 professores/as e orientadores/as educacionais aposentados/as em 2016, 869 têm direito à pecúnia da licença-prêmio. A diretoria do Sinpro lembra que o número de aposentados/as só vem aumentando e que a Secretaria de Educação (SEE) já publicou no DODF, entre janeiro e maio de 2017, 672 aposentadorias.
Os/as aposentados/as, além da manifestação, realizam uma panfletagem nos sinais de trânsito para dialogar com a sociedade e explicar os motivos da atividade.
Até o fechamento deste texto, às 12h, nenhuma autoridade do governo havia procurado a diretoria do Sinpro para dar um posicionamento.
Aguarde mais informações