Após reunião com GDF, aposentados decidem manter vigília no Buriti

Depois de várias ameaças do Governo do Distrito Federal (GDF) de proibir a entrega de refeição e água aos/às aposentados/as em vigília no Palácio do Buriti, diretores do Sinpro-DF foram recebidos, na manhã desta terça-feira (22), para tratar do acampamento instalado no corredor externo do prédio. Após esse encontro, os/as aposentados/as decidiram manter a vigília até que o governo Rollemberg resolva o pagamento da pecúnia da licença-prêmio às centenas de professores/as e orientadores/as educacionais aposentados/as em 2015 e em 2016.
Na reunião, Sampaio disse que não há recursos financeiros nos cofres do GDF e que existem três formas que, juntas, poderão reunir os valores necessários para efetuar os pagamentos. A primeira seria captar dinheiro advindo da ampliação do Refis-DF; a segunda, da repatriação que o governo federal deverá repassar ao DF; e, a terceira, receita proveniente de um encaminhamento que o GDF irá fazer na semana que vem e, sobre a qual, o chefe da Casa Civil não soube esclarecer e nem explicar do que se trata.
Sampaio disse ainda que se esses três encaminhamentos forem bem-sucedidos o GDF terá recursos financeiros para pagar também o salário de dezembro e o terço de férias de toda a categoria, bem como a pecúnia da licença-prêmio de todos/as que se aposentaram no ano de 2015 até 31 de dezembro de 2016. Ele garantiu ainda que a pecúnia da licença-prêmio dos 1.181 professores/as e orientadores/as educacionais que se aposentaram em 2016 não cairá em exercício findo e que os recursos financeiros para esse pagamento estão assegurados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017.
Os/as dirigentes sindicais do Sinpro-DF e os/as aposentados/as em vigília convocam a categoria para integrarem a luta e participar ativamente da vigília em horário de coordenação, folga ou outro. A diretoria colegiada informa que a participação é importante e fundamental para assegurar a vitória desta luta.
“É impossível aceitarmos essa atitude do governador do DF em relação ao cumprimento da Lei 840, que institui o pagamento da pecúnia dos professores e orientadores que se aposentaram e não usufruíram da licença-prêmio enquanto estavam em atividade. Por essa razão, exigimos que ele respeite os/as aposentados/as e pague o que lhes é de direito”, disse Sílvia Canabrava, coordenadora da Secretaria para Assuntos dos Aposentados.
A diretoria colegiada convoca todos e todas que estiverem de folga, abono, coordenação a comparecer à vigília e dedicar um pouco do seu tempo a esta luta. E esclarece que o não pagamento da pecúnia da licença-prêmio é a dupla negação de um direito conquistado pelos/as servidores/as do DF e assegurado na Lei Complementar 840/11.
“Hoje somos nós, aposentadas e aposentados, que estamos aqui, reivindicando esse direito que tanto lutamos para assegurá-lo em lei, mas, amanhã, serão os que estão na ativa. Por isso é imprescindível a participação de todos e todas”, alerta Delzair Amancio, diretora da Secretaria para Assuntos dos Apostentados.
A diretoria lembra ainda que essa atitude do governo Rollemberg é uma ameaça concreta a esse direito, o qual foi negado, a vida toda, aos/às professores/as com a alegação de que não há substitutos. Após muita luta, o Sinpro-DF conseguiu garantir reverter o direito sonegado em pecúnia impressa em lei vigente e, agora, o governo Rollemberg o nega mais uma vez.
“É por isso que chamamos de recalote e convocamos, urgentemente, a toda a categoria para fortalecer esta luta e vir para o Palácio do Buriti participar da vigília”, afirma Meg Guimarães, diretora da Secretaria de Formação Sindical.