Apenas 0,9% dos participantes do Enem 2013 tiraram nota superior a 900 na redação

Segundo dados divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nesta quarta-feira (2) aos inscritos no Enem 2013, apenas 0,9% dos 5.093.237 estudantes que realizaram a prova de redação conseguiu atingir a nota de 900 pontos ou superior na redação.
O gráfico mostra que a maioria dos participantes (27,9%) conseguiu uma nota entre 501 a 600 pontos, enquanto 6,9% obteve pontuação inferior a 300 na redação, conforme mostra tabela a seguir:
 
Gráfico: notas dosestudantes na redação do Enem 2013
 
Todos os candidatos participantes do Enem 2013 podem acessar o espelho da redação por meio do site do exame (http://enem.inep.gov.br/). Vale lembrar que programas como o Ciência sem Fronteiras exigem uma nota de no mínimo 600 pontos nos seus processos seletivos.

Sobre a redação do Enem

Em 2013, o tema da redação do Enem foi “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, surpreendendo os participantes que apostavam em assuntos como a maioridade penal e a Comissão da Verdade.
Na redação do Enem, são avaliadas cinco competências diferentes. São elas:
 
1) Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
2) Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
3) Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
4) Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5) Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
 
Para a edição 2014, os 50 anos do Golpe Militar são aposta como tema da redação segundo a professora Andrea Provasi, do Cursinho da Poli.
(Do Universia)