Anvisa libera vacina contra Covid-19 para crianças de 6 meses a 4 anos

Num cenário mundial que já se encaminha para o fim da pandemia de Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no último dia 14 de setembro, a aplicação da vacina Comirnaty, da Pfizer, em crianças de 6 meses a 4 anos de idade, após constatar sua eficácia e segurança para a faixa etária analisada.

A vacina deverá ser ministrada em 3 doses de 0,2 ml, as duas primeiras num intervalo de três semanas, e a última oito semanas após a segunda dose.

Agora, cabe ao ministério da Saúde estabelecer um calendário de vacinação e distribuir a vacina para a população.

Participaram do comitê de avaliação especialistas da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

O frasco dessa vacina terá tampa na cor vinho, para diferenciar o público-alvo do imunizante. Para o público a partir de 5 anos, a vacina vem em frascos com tampa laranja; acima de 12 anos, com tampa roxa. As cores diferentes informam não apenas do público-alvo distinto para cada uma das vacinas, mas também para diferentes dosagens de cada um dos imunizantes.

Embora a pandemia ainda não tenha chegado ao fim, O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou que já é possível enxergar o fim da pandemia de Covid-19, mas que ela ainda não terminou.

“A vacinação de bebês e crianças na primeira infância vem completar as boas notícias. Falta pouco para o fim disso tudo. Devemos trabalhar juntos para chegarmos bem, e vivos”, lembra a diretora do Sinpro Luciana Custódio.

MATÉRIA EM LIBRAS