Aniversariantes de janeiro a junho receberão a diferença do 13º salário este mês
O Sinpro informa que em razão da alteração realizada na tabela salarial dos meses de janeiro e julho de 2024, alguns professores(as) e orientadores(as) educacionais receberão o pagamento da diferença do 13º salário ainda este mês. Com relação à parcela de incorporação da GAPED e da GASE que aconteceu em janeiro, a categoria não terá direito a diferença no décimo terceiro referente a esta parcela, uma vez que já receberam seus valores com a correção da tabela relacionada ao mês de janeiro.
Com relação à parcela de reajuste de julho, equivalente a 6% mais a incorporação da GAPED, os aniversariantes de janeiro até junho terão direito de receber uma diferença de 13º, que será paga até o dia 20 de dezembro. Já os aniversariantes dos meses de julho até dezembro não terão direito de receber diferenças, já que os valores já foram pagos com as devidas correções e alterações da tabela salarial.
Estas diferenças que serão pagas em dezembro, nos anos em que ocorrem reajustes salariais, só foram possíveis porque no segundo Plano de Carreira (3.318/2004), o Governo do Distrito Federal (GDF) se recusou a pagar essas diferenças, fazendo com que o Sinpro-DF judicializasse o pagamento da diferença deste direito. O GDF perdeu a ação na justiça para o Sinpro e foi condenado a pagar as diferenças. Em consequência, todas as vezes que ocorrem alterações salariais, o GDF faz o pagamento da diferença ainda dentro do exercício do ano, ou seja, até 20 de dezembro.
MATÉRIAS EM LIBRAS