Animação do DF é selecionada na 22ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis anunciou os selecionados para a 22ª edição do evento, e dentre eles está A menina Corina em: quantos mundos cabem em um mundo só?, animação do Distrito Federal. No total concorrem 100 curtas-metragens nacionais e internacionais, de 19 estados brasileiros e nove países, nos gêneros animação, ficção, documentário, experimental e videoclipe. Os filmes serão exibidos durante o evento, que acontecerá de 12 a 21 de outubro, com programação presencial em Florianópolis e seleção de filmes na plataforma online Itaú Cultural Play.
Educadora em Artes Cênicas, professora temporária da rede pública de ensino do DF e com vasta passagem pelo cenário teatro/cultural do país, Luciellen Castro, que é autora da animação, explica que o projeto audiovisual, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC), é voltado para a primeira infância. “Através de um curta-metragem criado com a linguagem artística do stop-motion, o curta apresenta a história da menina Corina, que sente algo diferente sempre que olha para as estrelas. Corina ama sua casa, mas também sente uma enorme vontade de conhecer o grande mundo. Corina tudo vê, tudo percebe e passa a descobrir novos sentimentos a cada aventura, que é instigada por uma professora que quebra o ensino conservador”.
Acompanhando a personagem principal da infância à fase adulta, uma menina parda de cabelos encaracolados, o projeto trabalha com temas como: identidade, família, educação, autoconhecimento, descobertas e desenvolvimento. Voltado à primeira infância e buscando garantir o alcance do público, o projeto contou também com iniciativas paralelas para os ambientes familiares e escolares.