Alunos/as do CEF 09 de Taguatinga participam da Feira Literária do DF

Alunos/as do Centro de Ensino Fundamental 09 de Taguatinga – que fazem parte do Programa Escola Integral/Mais Educação – participaram na quarta-feira, dia 10, das atividades da Feira Literária do Distrito Federal – FLI-DF, que acontece no Taguatinga Shopping. Os/as alunos/as foram divididos/as em dois turnos para contemplarem a programação preparada pelos organizadores.
A escola integral do CEF 09 teve início em meados de março e possui atividades que contemplam as diversas dimensões dos educandos, como acompanhamento pedagógico, esporte e recreação, dança, informática, saúde, higiene, xadrez e outras oficinas específicas. Os/as alunos/as foram preparados para participarem do primeiro evento fora dos muros da escola e prestigiar a escritora renomada de Taguatinga: Stella Maris Rezende, homenageada da Feira.
Alunos/as do sexto e sétimo ano do ensino fundamental realizaram um bate-papo sobre a “A aventura de ler na juventude” com a vencedora de três jabutis (o “oscar da literatura”), Stella Maris. Os/as alunos/as questionaram bastante sobre a vida de escritora. A aluna Vitória Kalil (sétimo ano) ao perceber que, somente, aos 29 anos, a escritora publicou seu primeiro livro, perguntou sobre sua maior dificuldade na carreira. Segundo a escritora, “a primeira grande dificuldade foi a de encontrar editoras que quisessem publicar, mas nos dias atuais elas disputam as edições de minhas obras”. Outro momento marcante foi a discussão sobre origem e significado dos nomes, tema do livro A Mocinha do Mercado Central.
No período da tarde, os/as alunos/as da escola integral do CEF 09 de Taguatinga (oitavo e nono anos) participaram da palestra da Fundação Logosófica do DF – “O uso da internet e a educação de filhos”. Os alunos se sentiram tocados pelas palavras e responsáveis pelas consequências do uso indevido das redes sociais, principalmente.
Segundo a coordenadora da Escola Integral, professora Cíntia Couto Cançado, as duas programações atenderam às finalidades das atividades realizadas na escola, em perfeita sintonia. No dia seguinte, os alunos chegaram à escola encantados e com vontade de pesquisar os significados de seus nomes e usar de forma consciente a internet. O monitor de Informática continuou o bate-papo iniciado no dia anterior e a monitora de literatura (professora Marisa Theodora) conduzirá atividades voltadas para a obra da escritora taguatinguense.