Aluno do CEF 16 de Ceilândia conquista medalha de ouro nas Paralimpíadas escolares

Um estudante do Centro de Ensino Fundamental 16 de Ceilândia fez bonito no Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID), das Paralimpíadas Escolares do Distrito Federal. Aluno do 9º ano da Sala de Recursos (laudo de DI/ANE), João Gabriel Souza Lins conquistou a medalha de ouro na modalidade Bocha durante o evento que aconteceu na última semana.

Para Ese Alves da Silva Barra Tentis, professora da Sala de Recursos do CEF 16, a vitória de João representa mais um passo na busca por inclusão nas escolas públicas. “Para nossa escola representa muito orgulho, pois por meio dessa medalha conquistamos mais um passo na busca por inclusão nas escolas públicas. Essa medalha representa superação, e foi conquistada com muita dedicação, mesmo o João tento suas particularidades e limitações”, comemora a educadora.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Nesta primeira etapa foram inscritos 308 atletas de atletismo, bocha e natação.

O novo formato da competição tem três fases regionais e uma fase nacional. A primeira regional em Brasília recebeu participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país. Já a cidade de Natal contemplará a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares, entre os dias 24 e 26 de agosto, enquanto São Paulo será sede da etapa regional Sul-Sudeste (exceção Minas Gerais, que participará da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro. Já a nacional, acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.

MATÉRIA EM LIBRAS