Alunas do Urso Branco conquistam ouro na estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia

Uma equipe do CEM Urso Branco, do Núcleo Bandeirante, se classificou para a fase nacional da 8ª Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) de 2023. Orientadas pela professora Ilka Hostensky, Maria Eduarda Macedo, 17 anos, Helena Massae, 16, e Ana Beatriz Ferreira Guerra, 16, do segundo ano, conquistaram o primeiro lugar da etapa estadual, disputada online em agosto.

A etapa consistiu em quatro fases com provas classificatórias sobre geografia geral, física, humana, política e atualidades. A fase nacional acontece em novembro na cidade de Campinas (SP).

“Estamos felizes, emocionadas, comemoramos muito. Afinal foram dias de muita dedicação, com formação de grupo de estudos no Whatsapp. A nossa professora trouxe provas anteriores da olimpíada para gente se familiarizar melhor com a avaliação e no final deu tudo certo, passamos!”, lembra a aluna Ana Beatriz.

Formada por fases estaduais online, uma nacional e outra internacional presencial, a OBG é pensada para os estudantes regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas do Brasil. As equipes são formadas por três alunos e um professor orientador.

Os membros das equipes recebem certificado de participação e medalhas de ouro, prata e bronze, de acordo com a classificação de cada grupo nas provas. No caso da equipe do CEM Urso Branco, a premiação foi a melhor possível: ouro para as três competidoras, que se intitulam na competição de “As apocalípticas”.

A professora de geografia e orientadora da equipe, Ilka Hostensky, fala sobre a importância do projeto para a educação pública do Distrito Federal. “Eu fico muito feliz em ver essas meninas representando a nossa escola. Esse projeto vem para trazer visibilidade para educação pública, que consegue realizar trabalhos de qualidade e formação de excelentes estudantes”, conta Ilka Hostensky. “É um trabalho que vem para mostrar que o Distrito Federal tem professores capacitados e alunos qualificados, fico muito lisonjeada ”, finaliza.

A fase nacional acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicap), em Campinas (SP). Durante a fase presencial, além das provas, os participantes fazem atividades em campo. A fase internacional da olimpíada será em 2024.

(Com informações da SEE-DF)