“Sobre Interseccionalidade”: professora da rede divulga livro em que busca ressignificar a práxis social

“Sobre Interseccionalidade” é uma obra de autoria da professora da rede pública de ensino do Distrito Federal, Aldenora Conceição de Macedo, e é resultante de uma tese de doutorado. O livro traz reflexões acerca de diferentes interpretações da interseccionalidade, com foco no potencial da perspectiva para análises multifocais e horizontalizadas em estudos e práticas com princípio de justiça social.

“Trata-se de um olhar crítico que insere a leitora e o leitor em um debate de ressignificação dos processos investigativos emancipatórios. Apresenta reflexões sobre a perspectiva teórica e metodológica da interseccionalidade em sua construção histórica, apontando importantes interpretações e positividades para a pesquisa e práxis social.  Alicerçando-se nas discussões teóricas de autoras feministas, a obra destaca o uso crítico e analítico da abordagem interseccional”, informa Aldenora, que ressalta a importância da obra no debate atual sobre o contexto político que suscita a esperança e a visibilidade da diversidade.

O livro está à venda por R$ 45,00 pelo telefone (61) 9 8540-8037 com frete grátis para todo o Brasil. A obra traz a teoria e a perspectiva metodológica, fatores que permitem compreender as relações de poder, seus sistemas e indivíduos de forma mais aprofundada e crítica. Segundo Aldenora, tudo isso foi a tônica usada por ela durante a pesquisa.

Pesquisadora feminista das áreas da educação e dos direitos humanos, Aldenora se baseou em grandes nomes do movimento de mulheres, tais como bell hooks, Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Ângela Davis, Kimberlé Crenshaw, Lélia González e Heleieth Saffioti para inspirar. Ela apresenta a obra ao(à) leitor(a) e convida a todos e todas a apreciá-la.

“Compartilho com vocês a publicação do livro de minha autoria, fruto das minhas pesquisas e do doutorado. A obra busca apresentar de forma mais detalhada e contextualizada o que vem a ser a interseccionalidade, colocando-a como uma perspectiva teórica, mas sobretudo prática. E é essa justamente a nuance a ser destacada na educação. Utilizar-se da interseccionalidade para o cotidiano docente implica ter um olhar multifocal para o ambiente escolar. Estar aberta a compreender a complexidade das relações e como marcadores de gênero, raça e classe, por exemplo, condicionam sujeitas/os e acontecimentos. É olhar tanto para subordinações, mas também para privilégios sabendo levá-los em conta no processo de ensino-aprendizagem”, explica a professora.

Ela afirma que a leitora e o leitor “encontrarão, nesta obra, um olhar atento e cuidadoso de reconhecimento do potencial da interseccionalidade para o tratamento justo dos problemas humanos e correção das desigualdades sociais. A leitura deste livro permite reafirmar a validez da interseccionalidade como uma categoria conceitual no desenvolvimento de pesquisas que enfrentam o desafio de ampliar horizontes epistemológicos e metodológicos na leitura e interpretação do mundo, no que concerne às suas relações e interações socioculturais”, finaliza.