Alagoas: Greve da rede estadual acaba, mas mobilização continua

“A luta não acabou! Esta é uma entidade que vai para o enfrentamento”. Com essas palavras, a presidenta do Sinteal, Consuelo Correia reafirmou o compromisso das/os trabalhadoras/es da rede pública estadual de educação e do sindicato com a educação pública. O momento de afirmação foi feito em assembleia geral da categoria, realizada na manhã desta 3ª feira (09/09), na sede do Sinteal, no Mutange, quando as/os servidoras/es decidiram pelo fim da greve, iniciada no dia 11 de julho passado.
Em publicação do Diário Eletrônico do Tribunal de Justiça (TJ/AL), a categoria e o sindicato foram informados de punições ainda mais graves, a exemplo do aumento da multa por dia de greve de R$ 10 mil (dez mil reais) para R$ 20 mil (vinte mil reais), desconto nos salários das/os grevistas e, se a greve não fosse suspensa até o dia 10 de setembro (próxima quinta-feira), com a prisão da presidenta do Sinteal.
“Quem está desrespeitando a legislação do país é esse governo, que não cumpre o piso e a carreira, como prevê a Lei Nº 11.738, por exemplo. Mas, infelizmente, a justiça parece ter um lado em Alagoas, e não é o da classe trabalhadora”, lamentou a presidenta do Sinteal.
Com intensa agenda de mobilizações, a greve enfrentou pressões de vários lados. A Secretaria de Estado da Educação pressionou a categoria e até mesmo alguns veículos de comunicação fizeram campanha contrária à luta das/os trabalhadoras/es, mas o movimento se manteve firme, e promete assim continuar.
“O reajuste foi aprovado na Assembleia Legislativa mesmo sob os nossos protestos. Mas vamos continuar nossa luta e mobilização pela aprovação do restante da pauta de reivindicações”, alertou Consuelo.
Pauta de reivindicações
A pauta que está em negociação traz pontos históricos como a reformulação dos planos de carreira e inclusão de secretárias/os escolares, convocação de concursadas/os da reserva técnica, realização de novo concurso na educação (para professoras/es e funcionárias/os), entre outros. A “promessa” do governo é de discutir esses e demais pontos caso a greve seja encerrada.
Agenda de mobilização e protesto
Com a presença de companheiras/os representantes do interior e da capital, a assembleia definiu pelo fim da greve, mas já deixou marcada uma nova assembleia para o próximo dia 23 de setembro. “Caso os pontos de pauta não tiverem avançados, voltaremos à nossa agenda de mobilização e protesto”, disse a secretária de Formação do Sinteal, Girlene Lázaro.
Agradecimento
Durante a assembleia, Consuelo agradeceu a base pela participação nas eleições do Sinteal, realizadas nos dias 02 e 03 de setembro próximos passados, e também parabenizou as chapas vitoriosas nos onze núcleos regionais.
Fonte: Sinteal