Agência, sobre menção a FHC: 'Podemos tirar, se achar melhor'

Uma reportagem da agência britânica Reuters publicada ontem (23) chamou a atenção pelo que seria um comentário interno para suprimir um trecho do texto, desfavorável ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A frase “Podemos tirar, se achar melhor” repercutiu durante todo o dia de hoje em redes sociais. No final da tarde, a Reuters confirmou o episódio e pediu desculpas pelo que chamou de “confusão”.
Era uma entrevista com o ex-presidente sobre a situação política brasileira e o escândalo de corrupção na Petrobras. Em um trecho, FHC atribui “mais responsabilidade política” ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do que à presidenta Dilma Rousseff. Mas, no parágrafo seguinte, a reportagem lembra que o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco disse ter começado a receber propinas em 1997, ainda no período FHC. Logo depois dessa informação, aparece a observação, entre parênteses: “Podemos tirar, se achar melhor”. O comentário indica a possibilidade de justamente o trecho sobre corrupção no governo FHC ser eliminado do texto final.
O texto da Reuters é assinado pelo jornalista norte-americano Brian Winter. Em parceria com o próprio FHC, ele é autor do livro O Improvável Presidente do Brasil, de recordações do ex-presidente, lançado em 2013.
Em nota, a Reuters diz que publicou ontem, “inadvertidamente”, uma reportagem em português “com pergunta de editor brasileiro ao autor do texto original”, escrito em inglês. “A pergunta, que deveria ter sido removida do texto, foi publicada acidentalmente. A Reuters em seguida publicou uma segunda versão do texto sem a pergunta.” E acrescenta: “O conteúdo de ambos os textos em Português é exatamente o mesmo, e lamentamos qualquer confusão causada pelo engano”.
(Da Rede Brasil Atual)