Acesse os materiais da Campanha Salarial 2023: Basta de descaso com a educação!

A Campanha Salarial 2023 da categoria do magistério público do DF está a todo vapor. Com o lema “Basta de descaso com a educação – Reestruturação da carreira já!”, a campanha reflete o cenário imposto à categoria do magistério público do DF, que traz desde o congelamento salarial de 8 anos até condições de trabalho precárias.

A campanha é estruturada em várias ações junto à categoria e outros setores, como plenárias regionalizadas, Sinpro nas Cidades, reuniões com gestores, delegados(as) sindicais, concursados(as); mutirão nos gabinetes da Câmara Legislativa, entre outras. Todas as atividades estão no calendário de mobilização aprovado na assembleia geral do dia 14 de março, que aprovou indicativo de greve. “Isonomia e paridade são princípios da nossa campanha. Nossa pauta atinge toda a categoria: efetivos e contratos temporários, ativos e aposentados”, explica a diretora do Sinpro Luciana Custódio.

>> Acesse o link para ver o calendário de mobilização da Campanha Salarial 2023 e a conjuntura imposta a professores(as) e orientadores(as) educacionaishttps://bit.ly/40tk9Bb

Para dialogar com professores(as) e orientadores(as) educacionais e com a população do DF, o Sinpro elaborou materiais gráficos que mobilizam, falam da situação imposta pelo GDF e indicam a luta como saída para o cenário de desvalorização e descaso.

Foram feitas duas edições do Folha do Professor, uma delas é especial para professores(as) de contrato temporário. Os dois informativos são utilizados nas plenárias regionalizadas como materiais pedagógicos.

Também vem sendo distribuído o Sinpro Cidadão. O material é direcionado à sociedade, mas também chegou às unidades escolares.

Ainda foram confeccionadas faixas com motes da campanha salarial, como reestruturação da carreira, recomposição salarial e convocação imediata dos(as) aprovados(as) no último concurso público, realizado em 2022. Elas são levadas às unidades escolares por dirigentes do Sinpro, que realizam reuniões para dialogar sobre as pautas de reivindicação e a importância da unidade na luta.

“Registramos todas as visitas com fotos. É essencial que professores e orientadores educacionais saiam nas fotografias. Isso é importante para mostrar a força do nosso movimento. As fotos são postadas nas redes sociais do nosso Sindicato”, afirma a dirigente do Sinpro-DF Letícia Montandon.

 

O Sinpro também distribui plaquinhas com a frase “Basta de retirada de direitos das aposentadas e dos aposentados”, para denunciar a situação vivida por este segmento, que vem sendo duramente combatida pelo Sinpro. Os materiais já foram levados a quase 300 escolas e milhares de professores(as), orientadores(as) educacionais, cidadãos e cidadãs.

 

O Sinpro orienta que esses materiais sejam distribuídos por toda a categoria para estudantes, familiares, amigos. “Uma ideia é, nos bilhetes e mensagens enviadas a pais, mães e responsáveis, anexar nossos materiais. O objetivo é dialogar também com a sociedade para denunciar o descaso com a educação, explicar a legitimidade da campanha salarial e mobilizar para a luta”, orienta Letícia Montandon. (Acesse todos os materiais no fim da matéria. Leia, imprima, compartilhe com seus contatos)

Convoca Já!
A luta pela convocação imediata de todos os aprovados e todas as aprovadas no concurso público para o magistério do DF é uma das pautas prioritárias da campanha salarial da categoria.

A qualidade da educação pública está necessariamente ligada à qualidade das condições de trabalho dos profissionais do magistério da rede pública de ensino. E aos professores(as) de contrato temporário é imposto um vínculo empregatício frágil, que gera insegurança e medo.

A reivindicação é para que nomeiem, imediatamente, tanto os aprovados para vagas de provimento imediato como aqueles que ficaram no cadastro reserva. Isso porque, mesmo com essa convocação, as carências da rede pública de ensino não serão resolvidas.

>> Clique no link e saiba mais sobre a pauta https://bit.ly/3nvq6iG

Mutirão na CLDF
Outra ação que o Sinpro realiza para fortalecer a Campanha Salarial 2023 são os mutirões nos gabinetes da Câmara Legislativa do DF. Pela terceira vez neste ano, a Comissão de Negociação do Sinpro visitou a os gabinetes dos(as) parlamentares para pedir apoio na luta pela reestruturação da carreira e recomposição salarial.

Por intermédio do deputado Gabriel Magno (PT), na última terça-feira (28/3), a comissão foi recebida pelo presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB). O compromisso foi de que a Câmara faça a mediação de diálogo com o GDF para que não se encerrem as negociações com a proposta de reajuste de 18%, parcelado em três anos, apresentada unilateralmente pelo governador Ibaneis Rocha ao conjunto do funcionalismo público.

A luta da categoria do magistério público conta com o apoio parlamentares de diversas legendas.

Assembleia geral
Assembleia geral com indicativo de greve e paralisação está agendada para 26 de abril, com possibilidade de antecipação. Segundo a Comissão de Negociação do Sinpro, “a resposta se haverá greve ou não está nas mãos do governador”.

Acesse os materiais gráficos da Campanha Salarial 2023 e veja fotos das visitas às unidades escolares. Interessados(as) podem retirar exemplares de materiais impressos na sede do Sinpro (SIG) ou nas plenárias regionalizadas. Ainda é possível obter os materiais com os(as) dirigentes do Sinpro que visitam a sua escola.

Sinpro nas Cidades
Planaltina, Gama e Guará https://bit.ly/3zl6eSk
Ceilândia, Planaltina e Gama https://bit.ly/3ntyY8B
Ceilândia, Brazlândia, Sobradinho e Núcleo Bandeirante https://bit.ly/3G4mACv
Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo, Sobradinho e Brazlândia https://bit.ly/3M35VTC