Ação pedagógica utiliza papel para abordar a linguagem artística entre professores

A Estação da Cidadania da QNM 28 realiza o primeiro projeto de coordenação pedagógica criativa, trabalhando a temática Persistência e Papel. O evento será realizado no dia 23 de junho e pretende reunir professores(as) da educação básica, artistas e interessados(as) na linguagem artística para entender um pouco mais sobre as novas abordagens pedagógicas em Educação em Direitos Humanos, Educação para a Diversidade, Educação Ambiental e Educação Inclusiva. As inscrições podem ser feitas até essa sexta-feira (17) no link https://forms.gle/hh33BEk8GW4B635LA.   

Segundo a professora de Artes, Lidi Leão, o objetivo do projeto é conhecer as estruturas físicas do espaço Estação da Cidadania e fomentar o seu usufruto pela comunidade escolar, afim de realizar expressões de multilinguagens, com trabalhos pedagógicos específicos que possam ocupar as dependências da área externa e interna da Estação da Cidadania, prevista para o terceiro bimestre de 2022. “Pretendemos repassar conteúdos que possam sugerir atividades a serem desenvolvidas com os alunos, para alcançar o objetivo final. Para isto utilizaremos o recurso do papel como matéria prima na confecção de obras artísticas em todas as linguagens: cênicas, visuais, música, dança e cinema”, ressalta a professora.

Ao propor este debate, pretende-se estimular o processo criativo; planejar e executar uma produção artística com a integração, ou não, das linguagens artísticas; selecionar a temática a ser abordada; conhecer obras de artistas locais e referências das respectivas linguagens; incentivar uma investigação sobre conteúdos pessoais e maneiras de comunicação através da arte; contribuir para a formação estética dos estudantes; produzir e apresentar à comunidade um trabalho artístico; possibilitar acesso às produções artísticas; e promover a socialização da arte.

A ideia é realizar, no próximo semestre, uma exposição de arte envolvendo alunos(as), professores(as) e artistas locais. Os(as) participantes ganharão um certificado de participação.

Clique aqui e confira a programação completa.