Acampamento Lula Livre é montado em Brasília

Na manhã dessa quarta-feira (11), a Frente Brasil Popular montou o Acampamento Lula Livre no centro de Brasília. Cerca de 500 integrantes de movimentos sociais de todo país estão no espaço que deverá crescer ao longo dos próximos dias.
Originalmente, o espaço foi montado no gramado do Teatro Nacional. Mas houve discordância da Secretaria de Segurança do DF e os militantes foram para o espaço em frente ao Palácio do Buriti. Os acampados se reunirão com o GDF nesta quinta (12) para negociar a volta ao local de origem.
“Queremos chamar atenção da sociedade para a arbitrariedade na prisão de Lula, condenado sem provas pelo juiz Sergio Moro. Sua prisão, mesmo sem ter esgotado todos os recursos da 2ª instância, representa uma nítida violação dos direitos fundamentais. Além disso, prender Lula é a demonstração do ataque de setores conservadores da sociedade brasileira ao pensamento de esquerda e às organizações populares”, afirmou Marco Baratto, integrante da direção nacional do MST.
Massacre de Carajás
O Acampamento Lula Livre também compõe a Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, do MST. Em 2018, completam-se 22 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Nessa terça-feira (10), ocupações de terra em todo país deram o ponta pé inicial na Jornada que tem como lema “Eldorado dos Carajás – 22 anos de impunidade: Reforma Agrária e Lula Livre já”.
Ainda segundo Baratto, “Só no ano de 2017, foram mais de 65 mortes de camponeses. Não temos dúvidas que esse recorde de mortes e causado devido a impunidade, fortalecida com o golpe de 2016”.
Fonte: MST, com informações da CUT Brasília