A previsão é clara: vai faltar professor(a) em 2016

O Diário Oficial desta quinta-feira (7) anunciou a contratação de 69 professores(a). O Sinpro esclarece que contratações a conta-gotas não vão resolver o enorme defict destes profissionais no Magistério.
Um exemplo é 2015, enquanto foram chamados 240 profissionais, porém apenas 171 tomaram posse. E neste mesmo período,  foram mais de 800 aposentadorias. Portanto, este ano será complicado, caso o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) insista em não realizar um concurso público e de fato contrate mais profissionais. O cenário é nítido: vai faltar professor(a) em sala de aula e os estudantes serão prejudicados.
O quadro se complica após levantamento publicado pelo G1 que informa que há a previsão de mais de 1600 aposentadorias neste ano. Se o GDF fizesse um concurso hoje, em virtude de todos os trâmites necessários, a primeira pessoa aprovada só seria contratada daqui a 6 meses. Então, se a situação já está caótica, ela vai piorando dia após dia.
Outro agravante é a expansão da rede, que pode ser feita através da construção de escolas ou pelo incremento da educação na modalidade integral. Atualmente esta segunda alternativa é adotada no DF. Tal expansão gera a demanda de mais professor(a), indo na contramão com o que o GDF faz hoje, em esvaziar o quadro de profissionais da ativa.
Pedagogo-orientador educacional
O pedagogo-orientador educacional é um profissional da carreira Magistério que também está em falta nas escolas há algum tempo. Muitas escolas já não possuem este profissional, que é de vital importância como um elo entre os estudantes, professores, direção e as famílias. O Governo do DF, apesar de ter um banco de concursados nesta área, não contrata. Desde maio do ano passado, o governador Rollemberg não se esforça para recompor o quadro de concursados.
O colapso se aproxima, o Sinpro periodicamente faz este alerta, mas o Governo prefere se omitir.
Confira a publicação.