A leveza do interior em livro de crônicas e poemas de professora aposentada

Ela é mineira, de São Gonçalo do Abaeté. E também é professora aposentada da SEEDF. Mora aqui no “quadradinho” há 34 anos. Dilma Inês Lucas já havia participado de algumas coletâneas como autora, mas “Dentro de mim… e de Minas” é seu primeiro livro, que foi lançado em sua cidade natal no dia 6 de novembro.

“Dentro de mim… e de Minas” traz a leveza e o linguajar do interior, uma coleção de crônicas e poemas escritos com aquele sotaque mineiro gostoso feito cafezinho recém passado no coador.

Dona Dilma está fazendo saraus nas escolas do DF. Mistura os textos de seu livro com teatro, numa deliciosa roda de prosa. “Meu texto é bem leve, sim. De dureza já basta o telejornal”, disse ao site do Sinpro. Nesses saraus ela apresenta textos como o de “Saudade”:

“Saudade é um botão roubado antes de desabrochar. Uma mão que não pode mais afagar. Uma porta que não se abre. Uma viagem com bilhete só de ida. É a declaração de amor que se calou nos lábios. A semente que se nutre de lágrimas. O tempo é o único remédio, mas é amargo porque tem que ser tomado de minuto em minuto. E às vezes a gente se esquece. É um jardim que tem sempre um canteiro vazio, onde se planta todo dia uma muda de superação e a cada amanhecer tem que se esperar a colheita do consolo: a certeza, ainda que distante, do reencontro lá no jardim da outra dimensão. A morte é do corpo e não do amor que se plantou um dia neste coração.”

Dona Dilma escreve sobre a natureza, sentimentos, questões da mulher, coisas do feminino, e o que mais lhe vier à mente. O texto é leve, suave. Frases curtas como o gole do cafezinho fresquinho.

O livro “Dentro de mim… e de Minas” pode ser adquirido por R$ 20,00 pessoalmente com dona Dilma – “se morar pertinho eu levo!”, ou por R$ 30,00 se tiver que ser enviado pelo correio. Basta entrar em contato com a professora pelo whatsapp: (61) 99636-0603.

E, se você quiser acompanhar os textos de dona Dilma pelo Facebook, o blog “Dilma Inês Lucas – Crônicas e Poemas” está ao alcance de um clique.