A Escola Vai Ao Cinema recebe mais de 5 mil estudantes da rede pública do DF

A Escola Vai Ao Cinema – Uma Aula de Cinema vai caminhando para sua reta final após receber mais de 5 mil alunos(as) do ensino infantil, fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para sessões gratuitas de filmes nacionais. As últimas turmas serão recebidas nessa quarta-feira (31), no Cine Cultura Liberty Mall. Os participantes também recebem, gratuitamente, transporte, pipoca, suco, lanche e água.

A Escola Vai Ao Cinema tem como objetivo proporcionar aos(às) estudantes de baixa renda o acesso à sétima arte. Foram contempladas 56 escolas e 500 professores(as), que formaram grupos de 90 alunos(as) da mesma faixa etária: de 4 a 6 anos, de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos e a partir de 13 anos. Parte das vagas são reservadas para escolas da área rural e de ensino especial.

Para muitos, essa é a primeira oportunidade para ver um filme na telona, pois das 33 regiões administrativas do Distrito Federal, apenas sete possuem salas de cinema. “A carência de espaços, a dificuldade de transporte e o encarecimento do programa (passagens, cinema e lanche) causam a exclusão da grande maioria da população da nossa cidade, principalmente das regiões administrativas mais carentes. Precisamos entender que a cultura é reconhecida como mediadora do desenvolvimento social e seu acesso está assegurado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Portanto, todas as pessoas devem ter o acesso à cultura garantido, independentemente de classe social, etnia, religião, gênero ou da região em que vivem”, explica Cléria Costa, coordenadora pedagógica do projeto.

A programação prioriza filmes que podem ser trabalhados junto com o conteúdo ensinado em sala de aula. Todas as obras são brasileiras para, além de valorizar o cinema nacional, criar uma identificação entre o público e o que é visto na telona. “Para aqueles que frequentam de alguma maneira o cinema, a maioria das salas exibem filmes comerciais, contando com poucos filmes produzidos nacionalmente. Ter acesso a diferentes manifestações culturais é essencial para a formação do gosto, para uma formação estética e cidadã. O acesso ao cinema nacional é de fundamental importância para a valorização e formação da identidade brasileira,” afirma Cléria Costa.

As crianças de 4 a 6 anos vão se divertir com as aventuras de outro planeta do peixinho detetive de “Peixonauta – O Filme”, de Kiko Mistrorigo, Célia Catunda e Rodrigo Eba, e com as confusões de Marco tentando voltar para a Terra em “Gemini 8”, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo. Já para a garotada de 7 a 9 anos, o filme escolhido é “Tainá – A Origem”, que acompanha a pequena indiazinha em sua saga para defender a Amazônia.

Para os estudantes de 10 a 12 anos, será exibido o sucesso “Turma da Monica – Laços”, de Daniel Rezende, com os personagens de histórias em quadrinhos mais famosos do Brasil em busca do cachorro Floquinho, e a animação “Tito e os Pássaros”, de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de melhor animação, onde um garotinho descobre que o canto dos pássaros pode curar uma contagiosa doença chamada de o surto.

O público a partir dos 13 anos poderá conferir um dos lançamentos mais elogiados de 2022: “Pureza”, de Renato Barbieri, a história real de Pureza Lopes Loyola em busca do filho desaparecido e na luta contra o trabalho análogo à escravidão na Amazônia. Também estarão disponíveis “O Outro Lado do Paraíso”, de André Ristum, história de Antonio, um batalhador pai de família que vai para Brasília sonhando com oportunidades e melhores condições de vida para toda a família, e “Cora Coralina – Todas as Vidas”, que resgata a obra de uma das importantes escritoras da literatura brasileira.

O projeto A Escola Vai Ao Cinema é realizado pelo Cine Cultura com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

 

Serviço

A Escola Vai Ao Cinema

Sessões até 31 de agosto

www.cinecultura.com.br/a-escola-vai-ao-cinema

Trailer Pureza: https://www.youtube.com/watch?v=Eov9Tr6nQ6o

Trailer Turma da Mônica – Laços: https://www.youtube.com/watch?v=hE37SWjQ4gA

Trailer Tainá – A Origem: https://www.youtube.com/watch?v=6ltNZKdcVHM

Trailer Peixonauta – O Filme: https://www.youtube.com/watch?v=WST1Tt_vQbg

Contato: (11) 9 6179-4304 – Rosane Amaral