A América Latina e o mundo celebrarão o legado de Paulo Freire

2022 09 16 internacional al
Imagem: Internacional da Educação

A Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação do Brasil (CNTE), juntamente com a Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (Red ESTRADO), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e outras organizações que reivindicam o legado de Paulo Freire, convidam todos para as atividades de comemoração e celebração do encerramento dos 100 anos de nascimento do pedagogo latino-americano Paulo Freire.

Recife, cidade onde Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 e capital do estado de Pernambuco, receberá convidados internacionais e representantes de entidades filiadas à IEAL, que junto com participantes de todos os cantos do Brasil celebrarão o encerramento das atividades do centenário do nascimento de Paulo Freire.

A comemoração do centenário de Paulo Freire começou no dia 19 de setembro de 2021, data em que se completou 100 anos de seu nascimento. As medidas sanitárias impostas para o enfrentamento da pandemia do COVID-19 condicionaram a realização das atividades, que foram realizadas virtualmente e transmitidas ao vivo para todo o planeta. No dia 19 de setembro de 2021 foi realizado o evento político, cultural e pedagógico, e no dia 20 de setembro a Plenária Popular Mundial da Educação.

Neste 2022, no encerramento das comemorações do centenário de Paulo Freire, serão realizadas atividades presenciais, entre os dias 17 e 20 de setembro, em Recife.

REDE de Trabalhadores da Educação

A REDE de Trabalhadores da Educação da IEAL retomará os encontros regionais presenciais no dia 17 de setembro, como parte das atividades do centenário de Freire. Neste encontro, as lideranças femininas da região debaterão a campanha da IEAL para a Ratificação da Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e serão apresentadas pesquisas sobre a situação do ensino no contexto da pandemia, realizadas por o Centro Feminista de Informação e Ação (CEFEMINA), além de refletir sobre os processos de construção de Políticas de Igualdade nas organizações sindicais.

O Encontro incluirá a apresentação da música ‘Y Somos Todos’, peça central da Campanha pela Ratificação da OIT C190. O performer Maf É Tulà dividirá o palco com o grupo de percussão brasileiro Bruta Flor, que além de apresentar ‘Y Somos Todos’, apresentará parte de seu repertório artístico.

 No dia 18 de setembro, as atividades do Encontro continuarão, com exposições sobre a situação por país e reflexões sobre as linhas de trabalho da REDE em um futuro próximo.

Ato Político Cultural

A Praia do Pina, no litoral do Recife, sediará o Ato Político-cultural em comemoração ao centenário de Paulo Freire, a ser realizado no dia 18 de setembro à tarde. A atividade começará com a apresentação de ‘Y Somos Todos’ e seus intérpretes (Maf É Tulà, Bruta Flor), e contará com shows de Lia de Itamaracá, Silvério Pessoa e Chico César.

As apresentações culturais serão alternadas com mensagens do Comitê Organizador, organizações locais, nacionais e internacionais.

Plenária Popular Mundial sobre Educação

A comemoração do centenário de Freire terá continuidade com a Plenária Popular Mundial da Educação, que será realizada na Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no dia 19 de setembro, data de seu nascimento. Este espaço permitirá reflexões sobre a influência e o legado de Freire na educação mundial. Nita Freire, Eliete Santiago e Sergio Haddad refletirão sobre a importância das ideias e do pensamento de Paulo Freire para a educação brasileira.

A Plenária Popular Mundial da Educação será encerrada com uma caminhada até a escultura de Paulo Freire localizada no campus da UFPE.

 VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano

As entidades filiadas ao IEAL voltam a se reunir presencialmente no Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano (MPL), que terá início na tarde do dia 19 de setembro, em Recife. O VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, assim como as demais atividades em comemoração ao Centenário de Paulo Freire, é o ápice presencial da comemoração iniciada há um ano, em setembro de 2021. Nessa data, foram realizadas atividades virtualmente, com a esperança de realizar eventos presenciais em 2022.

O dia de abertura do VI Encontro do MPL contará com a conferência “Uma leitura política da realidade da América Latina e perspectivas”, do jornalista Breno Altman.

No dia 20 de setembro serão apresentadas as pesquisas realizadas no contexto da pandemia, pela Dra. Dalila Andrade e pelo Lic. José Manuel Valverde. Maritza Rojas, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Sede Costa Rica (FLACSO), compartilhará com os participantes as conclusões de uma avaliação realizada sobre o trabalho do Movimento Pedagógico Latino-Americano.

O Encontro do MPL incluirá um espaço de diálogo em grupos de trabalho e uma plenária para expor os aspectos mais importantes. A atividade será concluída com a apresentação da Declaração do VI Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano.

Essas atividades são realizadas com o apoio solidário das organizações irmãs filiadas à Education International, Lärärforbundet da Suécia e UEN da Noruega, além da importante contribuição da CNTE do Brasil.

(Portal da Internacional da Educação, 15/09/2022) 

Fonte: CNTE