Sindicato realiza evento para discutir as ameaças da reforma da Previdência ao trabalhador

O Sindicato dos Jornalistas do DF realiza na próxima segunda (20), às 20h, no auditório da entidade (SIG Quadra 2 lotes 420/430/440 – City Offices Jornalista Carlos Castello Branco) o evento “Sindicato debate: Reforma da Previdência e o ataque aos trabalhadores jornalistas”. A discussão visa municiar a categoria com informações sobre os riscos das propostas que compõem a PEC 287/2016 (projeto da reforma da Previdência) para vida dos trabalhadores, em especial, para os jornalistas.
As discussões do tema ficarão sob a responsabilidade de Maria Lucia Fatorelli, coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, e de Tiago Oliveira, doutor em ciências econômicas pela Unicamp e economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) no DF.
Maria Lúcia irá explicar qual a relação entre a dívida pública e o debate sobre a reforma da Previdência. Ela também irá apresentar dados oficiais que desmontam a justificativa do discurso falacioso do governo sobre o déficit causado pela Previdência Social. Tiago Oliveira abordará os impactos das propostas da PEC na vida do trabalhador.
Segundo Renata Maffezoli, coordenadora-geral do SJPDF, o evento é uma iniciativa importante e soma-se às inúmeras atividades que têm sido realizadas pelas entidades que defendem os direitos dos trabalhadores. “O Sindicato não poderia ficar fora do debate. Somos totalmente contra as mudanças apresentadas pelo governo e, neste momento de ataque aos direitos dos trabalhadores, a entidade precisa não só debater, mas também se posicionar e unir forças com outras categorias para ampliar a resistência a essa reforma, que, na prática, representa o fim do direito à aposentadoria de milhares de trabalhadoras e trabalhadores”, afirma Maffezoli.
Perfis
Maria Lucia Fattorelli é auditora fiscal e coordenadora da organização brasileira Auditoria Cidadã da Dívida. Foi membro da Comissão de Auditoria Integral da Dívida Pública – CAIC no Equador em 2007-2008. Participou ativamente nos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a dívida realizada no Brasil. É autora de Auditoria da Dívida Externa. Questão de Soberania (Contraponto Editora, 2003).
Tiago Oliveira é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico, na área de concentração em Economia Social e do Trabalho, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Atua em temas como: Emprego e Desemprego; Relações de Trabalho; Sindicalismo e Negociação Coletiva; Políticas Sociais; Políticas Públicas; Desenvolvimento e Subdesenvolvimento; Economia Brasileira. Foi assessor do Ministério do Trabalho e consultor da Organização Internacional do Trabalho – OIT.
Saiba mais sobre a reforma
A proposta de reforma da Previdência foi encaminhada ao Congresso Nacional no dia 6 dezembro de 2016. Com medidas duras que atacam os direitos já conquistados pelos trabalhadores, a reforma aumenta o tempo de contribuição para 49 anos, iguala a idade mínima entre homens e mulheres, eleva o prazo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos, entre outras mudanças (veja mais aqui).
Veja aqui os 10 motivos para ser contra a reforma da previdência
Serviço
O quê: Sindicato debate: Reforma da Previdência e o ataque aos trabalhadores jornalistas
Quando: 20/3, às 20h
Onde: Auditório do Sindicato dos Jornalistas do DF – SIG Quadra 2 lotes 420/430/440 – City Offices Jornalista Carlos Castello Branco
Fonte: SJPDF