Sinpro debate momento político e impactos do golpe na educação nas escolas

O Sinpro promoveu, nesta sexta-feira (10), aulas públicas no Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB – Taguatinga) e no Centro Educacional Asa Norte (CEAN). As aulas fazem parte das atividades do Dia Nacional de Mobilização e tiveram o objetivo de discutir o momento crítico pelo qual passa o país, as medidas tomadas pelo governo ilegítimo de Michel Temer e seus impactos sobre a educação e demais direitos sociais.
Segundo o diretor do Sinpro Gabriel Magno, que participou da aula no CEAN, a ideia é que, juntamente com a Frente, as aulas reforcem tudo o que está em jogo com o golpe. “Durante a aula falamos de projetos que visam, exclusivamente, prejudicar a escola pública. Um deles é a Escola sem Partido e de setores que estão inclusive no MEC defendendo a proposta da Lei da Mordaça. Debatemos também a questão do financiamento da educação e a aprovação por parte da Câmara da desvinculação das receitas da União e dos Estados para a educação, fato que tira verba da educação, precarizando ainda mais o setor e comprometendo as metas do PNE e do PDE”, explica Gabriel Magno.
O Sinpro se coloca contra qualquer tipo de lei ou proposta que traga prejuízos à educação e aos direitos dos trabalhadores. Aulas públicas cumprem a meta de articular professores(as), estudantes e grêmios estudantis na organização de uma grande frente da educação para lutar contra todo e qualquer tipo de retrocesso.