"Não abro mão da isenção", dizem estudantes em manifestação sobre o PAS e o calote do GDF
Dezenas de estudantes do nível médio da rede pública de ensino estão, neste instante, ocupando duas faixas do Eixo Monumental, sentido Rodoviária-Palácio do Buriti. Eles fazem uma passeata de protesto contra o calote do Governo do Distrito Federal (GDF) na questão da inscrição do Programa de Avaliação Seriada (PAS).
Este ano, o GDF não pretende cobrir as despesas desses estudantes para inscrição no PAS. A única ressalva é para os estudantes do 3º ano, e que tenham estudado o 1º e 2º anos também na rede pública, assim como estudantes cadastrados em programas sociais. Os demais estudantes terão que efetuar o pagamento, algo que não ocorreu nos últimos 10 anos.
O detalhe é que o custo da inscrição é de R$ 100, o que vai alijar do Programa um número enorme de estudantes, vez que a dinâmica do PAS comporta três avaliações, realizadas ao término de cada série do Ensino Médio.
O diretor do Sinpro Fernando Ferreira dos Reis, que acompanha a marcha, destacou que o Sinpro e a categoria parabenizam a organização dos estudantes, principalmente os das áreas periféricas, que mais necessitam desta isenção.
“É uma contradição muito grande o governador Rollemberg lançar, há 15 dias atrás, um programa de incetivo à participação dos estudantes e divulgar os exames do ensino médio para, logo em seguida, cancelar a isenção”, disse o dirigente.
Os estudantes – que se reuniram na Rodoviária – seguem rumo ao Buriti, onde esperam ser recebidos por representante do governo, na tentativa de reverter a situação.
Leia também:
>>> Estudantes de Santa Maria protestam contra calote do GDF na inscrição do PAS
>>> GDF dá calote na inscrição do PAS para estudantes da rede pública