CUT Brasília inicia nesta terça (24) palestras sobre Revolução Cubana

Nesta terça-feira, dia 24, às 19h, acontecerá no auditório da CUT Brasília o primeiro dos quatro módulos do curso sobre a revolução socialista cubana. Este ciclo de palestras e debates é promovido pela Central como preparativo da viagem que comitiva de dirigentes e militantes sindicais do Distrito Federal fará a Cuba.
As palestras estão abertas aos inscritos na delegação que irá à ilha, mas podem ser assistidas por todos os interessados na história cubana e que defendem a luta do povo daquele país, que enfrenta mais de meio século de cerco militar e boicote econômico dos Estados Unidos.
O primeiro módulo do curso sobre “Revolução Cubana” será ministrado pelo sindicalista, economista e integrante do comitê de defesa da revolução cubana, Afonso Magalhães. O economista explica que pretende fazer uma abordagem histórica, mostrando os antecedentes, a influência e dominação que o Estados Unidos tinha sobre o país até meados do século passado e as mudanças depois da revolução de 1959.
O segundo módulo acontecerá no dia 22 de julho sobre “Conquistas Sociais em Cuba”. No dia 19 de agosto, ocorrerá o terceiro módulo sobre “Cuba hoje e seus desafios”. O ciclo se encerra no dia 23 de setembro com o tema “Futuro” (perspectivas para Cuba).
O grupo de dirigentes sindicais de Brasília irá em caravana para Havana no 27 de outubro, permanecendo em Cuba até 2 de novembro deste ano. Em Cuba, os sindicalistas irão conhecer a Central dos Trabalhadores Cubanos – CTC. Visitarão escolas, fazendo doações de materiais escolares. Todas as visitas terão como objetivo conhecer a luta pelo socialismo, levando em consideração que Cuba foi um dos primeiros países a implantar o sistema socialista, resistindo até hoje a fortes boicotes internacionais.