Sinpro conquista assento no Conselho Universitário da UnB
Em um marco histórico para a educação do Distrito Federal, o Sinpro foi eleito para compor o Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade de Brasília (UnB). A conquista ocorreu durante a última reunião do Conselho Comunitário da UnB, órgão no qual o sindicato já atuava, e que teve como pauta a escolha da vaga destinada à representação da comunidade para o CONSUNI.
O Conselho Universitário é a mais alta instância decisória da UnB, sendo o fórum onde todas as políticas acadêmicas e administrativas são deliberadas. Da aprovação de novos cursos à definição de diretrizes orçamentárias e pedagógicas, todas as grandes decisões da universidade passam, obrigatoriamente, pela apreciação e votação do colegiado. A presença do Sinpro nesse espaço inédito representa uma ampliação significativa da participação da categoria docente nas discussões estratégicas da instituição.
Para o diretor do Sinpro João Macedo, a relevância dessa participação vai além da representação simbólica. “A presença do Sinpro no CONSUNI significa ocupar um espaço estratégico de participação e decisão sobre os rumos da Universidade de Brasília. Queremos contribuir com a formulação das políticas institucionais, fortalecer a relação entre a UnB e a educação básica e levar para esse espaço as experiências e demandas dos trabalhadores da educação pública. Essa participação reafirma nosso compromisso com uma universidade pública, democrática, inclusiva para todas as pessoas, cada vez mais conectada às necessidades da sociedade”, afirmou João Macedo.

João Macedo é diretor do Sinpro e representa a entidade no CONSUNI
Com a cadeira garantida no CONSUNI, o Sinpro passa a ter assento e voz ativa nas discussões que moldarão o futuro da Universidade de Brasília, consolidando sua atuação não apenas como defensor dos direitos trabalhistas, mas como protagonista na construção de um projeto educacional mais democrático e alinhado às necessidades da sociedade.
